O Brasil foi mais uma vez eliminado do hipismo no salto por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O motivo foi o mesmo que levou à eliminação da equipe brasileira nas Olimpíadas Rio 2016: cavalo machucado.
Após a prova desta quinta-feira (1), foi encontrado sangue no cavalo do brasileiro Pedro Veniss. O ferimento, identificado pelos veterinários dos jogos olímpicos após a prova, foi causado pela pressão das esporas. Pelo regulamento, se as esporas causarem ferimento no animal, o atleta é eliminado.
No final do percurso, Pedro Veniss, que chegou a fazer uma boa volta, se inclinou e passou a mão na barriga do cavalo, em uma aparente tentativa de esconder o ferimento. Quando os sangue foi descoberto pelos veterinários, o atleta foi eliminado e, com a anulação de sua nota, a equipe brasileira não tinha mais como angariar pontos suficientes para avançar na competição.
Veja vídeo:
Veniss foi medalha de ouro no salto por equipes nos Jogos Panamericanos de 2007 e 2019, além de ter ganhando medalha de bronze na edição da competição de 2023.