PARIS 2024

Afinal, quantas medalhas o Brasil já ganhou em Jogos Olímpicos?

País participa das Olimpíadas desde 1920; judô e vôlei são as modalidades que mais subiram ao pódio

Medalha de bronze dos Jogos de PequimCréditos: Nassossopilis/Creative Commons
Escrito en ESPORTE el

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi disputada em 1896, na cidade de Atenas, na Grécia, mas o Brasil só passou a participar em 1920, no evento disputado na cidade de Antuérpia, na Bélgica.

O país não enviou delegação de atletas em 1928, mas esteve em todas as demais desde então. Logo em sua participação inicial, conseguiu suas três primeiras medalhas, todas no tiro esportivo. Guilherme Paraense conquistou o primeiro ouro, enquanto Afrânio da Costa obteve a medalha de prata na modalidade. O Brasil conseguiu o bronze na disputa por equipes, com Guilherme, Afrânio, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade.

Já os pódios mais recentes vieram no último dia dos Jogos de Tóquio 2020, com Beatriz Ferreira, que garantiu a prata no boxe, e a seleção feminina de vôlei, que foi derrotada na final pelos Estados Unidos e ficou com a prata.

As medalhas do Brasil

No total, o Brasil conquistou, antes dos Jogos Olímpicos de Paris, 150 medalhas, sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze. 

O judô e o vôlei são as modalidades que mais trouxeram medalhas para o país. Desde 1984 os judocas brasileiros trazem ao menos uma medalha em edições olímpicas, enquanto os atletas do voleibol são responsáveis por 11 pódios conquistados na quadra e 13 na praia. A vela e o atletismo têm 19 medalhas cada. Em número de ouros, o vôlei empata com a vela, cada modalidade com oito medalhas douradas.

No entanto, uma nova história começa a ser desenhada com o boxe, que conquistou três medalhas em Tóquio 2020, ouro com Herbert Conceição; prata com Beatriz Ferreira e bronze com Abner Teixeira. A modalidade foi a que mais trouxe medalhas para o país nesta edição.