O brasileiro Vinícius Júnior, após brilhar na vitória do Real Madrid contra o Borussia Dortmund na final da Champions League, se sagrou como um dos principais favoritos para levar a Bola de Ouro, premiação que determina o melhor jogador de futebol do mundo.
O camisa 7 da equipe espanhola e astro da Seleção Brasileira anotou o segundo gol contra o time alemão e contribuiu para que o Real Madrid vencesse a Liga dos Campeões da Europa pela 15ª vez.
Ao final da partida, Vini Jr foi ovacionado pela torcida merengue com beijos, abraços e gritos de "Bola de Ouro". Veja vídeo:
Em entrevista depois do jogo, o atleta celebrou a vitória e relembrou sua trajetória, brincando com o preço de sua contratação ao Real Madrid em 2017, quando tinha apenas 16 anos.
"Fizeram de tudo para me trazer, e sou muito grato a todos que acreditaram em mim. Me contrataram muito jovem e pagaram caro. Espero que agora possam dizer que acabei custando pouco (...) Estou muito feliz, é um sonho o que estou vivendo. Vencer duas vezes a Champions é incrível. Pode acontecer de tudo, mas a equipe e a torcida sempre acreditam que podemos chegar até aqui, ganhar e levar a taça para Madri", declarou.
Bola de ouro
O italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, endossou a empolgação da torcida merengue com relação a Vini Jr. e disse que seu camisa 7 é o favorito para ganhar a Bola de Ouro.
“Vinicius é Bola de Ouro. Não há dúvidas”, disse o treinador em entrevista. A expectativa é compartilhada pelos principais analistas esportivos na imprensa europeia.
O último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo foi Kaká, em 2007, após ser decisivo na conquista da Liga dos Campeões, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes, pelo Milan.
Um dos principais concorrentes de Vini Jr ao prêmio no final da temporada é seu colega de equipe, Jude Bellingham.
A partida
Após um mal primeiro tempo contra o Borussia Dortmund no mítico estádio de Wembley, na Inglaterra, o Real Madrid foi avassalador na segunda etapa, venceu por 2 a 0 e se sagrou campeão da Champions League, o principal campeonato europeu de clubes, pela 15ª vez.
Vinícius Júnior, astro da seleção brasileira, brilhou na decisão e marcou o segundo gol merengue. Além do histórico título para seu clube, ele também se tornou o primeiro brasileiro a marcar em duas finais da competição. Vini Jr já havia marcado o gol do título em 2022, quando o Real Madrid venceu o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0.
A campanha do Real Madrid foi marcada pelos embates contra o Manchester City nas quartas de final e contra o Bayern de Munique nas semifinais. Contra o time de Guardiola foram dois empates em verdadeiros ‘jogaços’, seguidos de uma apertada vitória nos pênaltis: 4 a 3. Contra o Bayern, empate em Munique e vitória por 2 a 1 no Santiago Bernabéu com gol de Joselu, um herói improvável.
Na grande final, marcada fora de campo pela festa da torcida do Borussia Dortmund, famosa pela sua “Muralha Amarela”, o Real não começou bem. Embalado pelos torcedores, os alemães tiveram mais chances num primeiro tempo sem gols. A vitória e o décimo quinto título iriam para os merengues somente na segunda etapa.