LIGA DOS CAMPEÕES

Vini Jr brilha e Real Madrid conquista sua 15ª Champions League sobre o Borussia Dortmund

Alemães começaram bem e ensaiaram contrariar os prognósticos, mas não saíram na frente na primeira etapa e encararam um segundo tempo avassalador dos adversários

Vini Jr.Créditos: Divulgação/Facebook Real Madrid
Escrito en ESPORTE el

Após um mal primeiro tempo contra o Borussia Dortmund no mítico estádio de Wembley, na Inglaterra, o Real Madrid foi avassalador na segunda etapa, venceu por 2 a 0 e se sagrou campeão da Champions League, o principal campeonato europeu de clubes, pela 15ª vez.

Vinícius Júnior, astro da seleção brasileira, brilhou na decisão e marcou o segundo gol merengue. Além do histórico título para seu clube, ele também se tornou o primeiro brasileiro a marcar em duas finais da competição. Vini Jr já havia marcado o gol do título em 2022, quando o Real Madrid venceu o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0.

A campanha do Real Madrid foi marcada pelos embates contra o Manchester City nas quartas de final e contra o Bayern de Munique nas semifinais. Contra o time de Guardiola foram dois empates em verdadeiros ‘jogaços’, seguidos de uma apertada vitória nos pênaltis: 4 a 3. Contra o Bayern, empate em Munique e vitória por 2 a 1 no Santiago Bernabéu com gol de Joselu, um herói improvável.

Na grande final, marcada fora de campo pela festa da torcida do Borussia Dortmund, famosa pela sua “Muralha Amarela”, o Real não começou bem. Embalado pelos torcedores, os alemães tiveram mais chances num primeiro tempo sem gols. A vitória e o décimo quinto título iriam para os merengues somente na segunda etapa.

Confira a seguir os principais momentos da partida. No momento em que essa matéria é publicada, o Real Madrid levanta a taça da Champions League em Wembley entregue por Zinedine Zidane, ídolo do clube e da seleção francesa.

Primeiro tempo

O primeiro tempo mal começava e, aos 30 segundos, um grupo de torcedores invadiu o gramado, expondo forte falha de segurança da organização. Dois minutos depois, com os invasores retirados, o jogo recomeçou.

Os primeiros minutos ficaram marcados pelas tentativas do Real Madrid em se aproximar da área alemã. Aos 3 minutos, em jogada individual, Vinícius Júnior ganhou um lateral ao tentar jogada individual e pediu a vibração da torcida. Aos 10 minutos foi a vez de Valverde tentar uma jogada individual pela direita e cair. Pediu falta, mas não foi nada. Segue o jogo.

No minuto seguinte, o mesmo Valverde finalizou, mas para fora do gol. Dois minutos depois seria a vez do Borussia levar perigo ao gol madridista pela primeira vez. Schlotterbeck lançou Füllkrug na área, que dominou a bola e tocou para Brandt, que chutou rente à trave esquerda, mas do lado de fora.

Aos 14 minutos, Vini Jr finalizou uma bola fora, mas eram os alemães que levavam mais perigo, contrariando as expectativas. Aos 20 minutos, Adeyemi recebeu passe açucarado de Hummels, livre no comando de ataque, mas errou o passe ao tentar driblar o goleiro e acabou perdendo a chance. Aos 23 minutos, Füllkrug dominou a bola na entrada da área, olhou para o goleiro Courtois, e bateu. Na trave. No rebote, acabou desperdiçando mais uma chance.

Aos 27 minutos, Adeyemi recebeu bola esticada na direita e bate cruzado. Courtois defende, mas dá rebote, que Füllkrug perde.

O último terço da primeira etapa foi marcado pela inércia de um Real Madrid que trocava passes em busca da abertura de espaços, mas que estava longe das suas melhoras performances. O Borussia Dortmund aproveitava os erros de passe para se lançar ao ataque.

Numa dessas oportunidades Adeyemi passou para Sabitzer, que arriscou de longe e obrigou Courtois a fazer boa defesa aos 40 minutos. E assim o primeiro tempo acabou sem gols.

Segundo tempo

O segundo tempo não começou tão diferente da forma como começou a etapa inicial. O Borussia aproveitou algumas boas chances de contra atacar nos primeiros cinco minutos, obtendo escanteios. O Real pouco fez para além de uma falta que Kroos cobrou do meio de campo no ângulo esquerdo de Kobel, que fez ótima defesa.

Mas a partir dos 10 minutos, tudo mudaria. Sem ter saído à frente no marcador, o Borussia Dortmund se viu envolvido por um segundo tempo avassalador dos merengues com Vini Jr, Rodrygo e Bellingham recém despertos. Aos 20 minutos, após boa jogada de Rodrygo, Carvajal cruzou da direita e Vini Jr cabeceou para fora.

Aos 23 minutos, Vini Jr dominou pela esquerda e levantou para Bellingham, levando perigo ao gol de Kobel. Aos 27, Vini Jr faria uma bela jogada pela esquerda, aplicando uma caneta em Ryerson, mas Emre Can chegou para afastar o perigo e mandou a bola para escanteio. E foi na cobrança de Toni Kroos, que a bola encontrou Carvajal na área para cabecear direto ao fundo das redes: 1 a 0 para o Real Madrid.

Aos 31 minutos Bellingham perdeu nova oportunidade. Aos 34, Kroos bateu falta perigosa e obrigou nova defesa difícil de Koben. Um minuto depois o goleiro alemão fez novo milagre em chute do volante Camavinga e aos 36 minutos, em novo escanteio, Nacho Fernández quase ampliou o placar.

Mas o segundo gol sairia logo a seguir, após Bellingham aproveitar um erro na saída de bola do Borussia, roubar a bola e tocar para Vini Jr na esquerda. O brasileiro invadiu a área e bateu com o pé esquerdo na saída do goleiro para ampliar: 2 a 0.

Aos 41 minutos o Borussia Dortmund teve um gol anulado após cabeçada de Kullkrug. Mas foi o máximo que os alemães conseguiram.