F1

Alain Prost fala sobre relação com Ayrton Senna

Maior rival do brasileiro na Fórmula 1 se pronuncia 30 anos depois da morte do tricampeão mundial

Alain Prost e Senna no pódio de Montreal 1988, nos anos HondaCréditos: Angelo Orsi
Escrito en ESPORTE el

Nesta quarta-feira (1), os amantes de automobilismo se lembrar dos 30 anos da morte de Ayrton Senna. Considerado o maior piloto brasileiro da história da Fórmula 1, Senna marcou os anos 1980 e 1990 com sua habilidade ímpar dentro das pistas.

Sua trajetória foi marcada pela grande rivalidade - talvez a maior do esporte - entre ele e Alain Prost.

30 anos depois, as mágoas já fazem parte do passado. No Instagram, Prost falou sobre Senna e afirmou sentir saudade da relação com o piloto.

"Seria bom rirmos juntos novamente hoje", disse o francês.

Rivalidade Senna-Prost

A rivalidade entre Ayrton Senna e Alain Prost foi uma das mais intensas e emblemáticas da história da Fórmula 1. Originada nas pistas durante em 1989, quando eles eram ainda companheiros na Honda, a disputa se seguiu durante toda a carreira dos dois.

Senna, o brasileiro arrojado e talentoso, contrastava com Prost, o francês calculista e metódico. O ápice seu quando a Honda ordenou que Senna entregasse uma corrida para o europeu. O brasileiro se recusou e então as farpas entre ambos se seguiram.

Suas disputas não se limitavam apenas às corridas, mas também à mídia, em um momento de popularização da F1 em nível mundial e também no Brasil.

Essa rivalidade alimentou a paixão dos fãs e definiu uma era dourada na Fórmula 1, deixando um legado que perdura até os dias de hoje. 

No total, Prost ganhou quatro títulos (1985, 1986, 1989 e 1993) e Senna ganhou três (1988, 1990 e 1991). Na carreira, o brasileiro teve 41 vitórias contra 51 de Prost. Contudo, vale lembrar que o francês correu duas temporadas a mais que Senna, que teve sua carreira abreviada em 1994 pelo trágico acidente em San Marino.