A condenação do jogador brasileiro Daniel Alves pela Justiça da Espanha a quatro anos de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos, ocorrido na véspera do réveillon de 2022 para 2024, numa boate de Barcelona, fez com que a população de Juazeiro, no sertão do São Francisco baiano, cidade onde o craque nasceu, se revoltasse com o agora ex-ídolo.
Diante do veredito que considerou o futebolista culpado pelo grave crime sexual, os juazeirenses resolveram atacar uma estátua colocada na cidade em homenagem ao antigo jogador blaugrana. Uma foto que circula pelas redes sociais mostra a cabeça e parte do troco do jogador (no monumento) coberto por um saco de lixo preto, fixado com fita adesiva, enquanto transeuntes passam e olham para a réplica.
Te podría interesar
População quer destruição do monumento
Moradores de Juazeiro (BA), cidade natal do jogador Daniel Alves, passaram a exigir nas redes sociais a retirada de sua estátua do centro da cidade. Internautas chegaram a sugerir que o monumento seja derretido, demolido ou até mesmo depredado.
A reação dos moradores cresceu logo após o jogador ser condenado a quatro anos e meio por estuprar uma moça em uma boate em Barcelona. Os habitantes questionam a cidade homenagear um sujeito condenado por estupro.
Te podría interesar
"Quero saber que dia a gente vai derrubar a estátua do Daniel Alves da orla de Juazeiro. Não tem motivo para ter homenagem a estuprador em lugar nenhum, muito menos no ponto turístico mais importante da cidade", afirmou outro.
"Já passou da hora de depredarem a estátua do Daniel Alves na orla de Juazeiro, né?! Chega a ser vergonhoso. Mais vergonhoso ainda pensar que Juazeiro tem ninguém mais ninguém menos que Ivete Sangalo, mas quem ganha estátua é esse nojento desprezível", escreveu um terceiro.
Prefeitura responde
A prefeitura de Juazeiro afirmou ao portal REDEGN que não deverá remover a estátua neste momento. "A gestão municipal está focada nas demandas mais urgentes, relacionadas ao volume de chuva que atingiu a cidade. No entanto, o assunto será pautado e a gestão emitirá um parecer assim que possível", diz a nota.