O maratonista Kelvin Kiptum, de 24 anos de idade e natural do Quênia, faleceu neste domingo (11). Ele foi vítima de um acidente de carro entre Eldoret e Kaptagat, no seu país de origem.
Além dele, também estava no carro o seu treinador ruandês Garvais Hakizaman. Ambos faleceram. A informação foi confirmada pelas autoridades quenianas.
Ele estabeleceu o recorde mundial da maratona com o tempo de 2:00:35 na Maratona de Chicago de 2023 em 8 de outubro de 2023, superando em pouco mais de 34 segundos o seu compatriota Eliud Kipchoge, que fez 2:01:09 na Maratona de Berlim em 2022.
Kiptum era presença cera nas Olimpíadas de 2024 e era um dos cotados para a medalha de ouro em Paris em julho.
“O acidente aconteceu por volta das 23h no horário de Nairóbi. O carro tinha três ocupantes, dois morreram no local enquanto um foi levado ao hospital”, disse o comandante da polícia do condado de Elgeyo Marakwet, Peter Mulinge, em comunicado.
Em nota, a associação de atletismo do Quênia lamentou a morte do recordista mundial e do treinador. "O Atletismo do Quênia está profundamente triste em anunciar o falecimento do recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum e de seu técnico ruandês Garvais Hakizimana. Nossas condolências vão para suas famílias e toda a comunidade atlética durante este momento difícil".
Veja o vídeo da linha de chegada em que Kelvin Kiptum bateu o recorde mundial da maratona:
Com informações do The Star, do Quênia.