MARATONA

Kelvin Kiptum, recordista mundial de maratona, morre em trágico acidente aos 24 anos

Ele havia batido marca histórica no ano passado, na maratona de Chicago

Kelvin Kiptum na maratona de Londres em 2023Créditos: KTC at the Wikimedia Commons
Escrito en ESPORTE el

O maratonista Kelvin Kiptum, de 24 anos de idade e natural do Quênia, faleceu neste domingo (11). Ele foi vítima de um acidente de carro entre Eldoret e Kaptagat, no seu país de origem.

Além dele, também estava no carro o seu treinador ruandês Garvais Hakizaman. Ambos faleceram. A informação foi confirmada pelas autoridades quenianas.

Ele estabeleceu o recorde mundial da maratona com o tempo de 2:00:35 na Maratona de Chicago de 2023 em 8 de outubro de 2023, superando em pouco mais de 34 segundos o seu compatriota Eliud Kipchoge, que fez 2:01:09 na Maratona de Berlim em 2022.

Kiptum era presença cera nas Olimpíadas de 2024 e era um dos cotados para a medalha de ouro em Paris em julho.

“O acidente aconteceu por volta das 23h no horário de Nairóbi. O carro tinha três ocupantes, dois morreram no local enquanto um foi levado ao hospital”, disse o comandante da polícia do condado de Elgeyo Marakwet, Peter Mulinge, em comunicado.

Em nota, a associação de atletismo do Quênia lamentou a morte do recordista mundial e do treinador. "O Atletismo do Quênia está profundamente triste em anunciar o falecimento do recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum e de seu técnico ruandês Garvais Hakizimana. Nossas condolências vão para suas famílias e toda a comunidade atlética durante este momento difícil".

Veja o vídeo da linha de chegada em que Kelvin Kiptum bateu o recorde mundial da maratona:

Com informações do The Star, do Quênia.