MANIFESTAÇÃO INFELIZ

Torcida do Botafogo usa frase nazista para atacar rival

Página de torcedores do clube publicou frase "antes morto que vermelho", adaptação de lema usado por nazistas na Segunda Guerra Mundial e que atualmente é difundida por trumpistas nos EUA

Torcida Loucos Pelo Botafogo publica frase nazista para atacar rival.Créditos: Reprodução/Twitter Loucos Pelo Botafogo
Escrito en ESPORTE el

O perfil oficial da torcida Loucos Pelo Botafogo publicou no X, o antigo Twitter, na última sexta-feira (1), uma imagem com uma adaptação de um slogan nazista para atacar o Flamengo. Ambos os clubes se enfrentaram no sábado (2) em rodada válida pelo Brasileirão, com vitória do time rubro-negro. 

"Antes morto que vermelho", diz a frase na imagem publicada, que veio acompanhada de uma legenda dizendo que "é dia de guerra" e que os clubes são "rivais" e "inimigos também". 

Reprodução/Twitter Loucos Pelo Botafogo

A frase em questão é praticamente uma tradução literal do bordão nazista "Lieber tot als rot", que em português significa "melhor morto do que vermelho". O lema era usado pelo regime de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial, para incentivar os soldados alemães a irem ao campo de batalha para lutarem contra o Exército Vermelho, da União Soviética. 

Décadas depois, a frase de origem nazista e com teor anticomunista passou a ser usada por movimentos de extrema direita dos Estados Unidos e é difundida até hoje por grupos radicais neonazistas e de apoiadores do ex-presidente Donald Trump. 

Torcida Botafogo Antifascista repudia

O uso da frase nazista gerou forte repercussão e, no domingo (3), a torcida Botafogo Antifascista se pronunciou, através de suas redes sociais, repudiando o ato dos torcedores do mesmo clube. 

"O coletivo Botafogo Antifascista vem a público por meio desta nota repudiar a publicação de slogan de cunho nazista nas redes sociais de uma torcida organizada do Botafogo", diz o início da postagem, que traz mais detalhes sobre o uso da frase em questão e suas distorções. 

Confira: 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar