AGINDO COM ATRASO

Vini Jr: polícia espanhola prende mais 3 torcedores em Valência por ataques racistas

Após espetáculo de horror do último domingo, autoridades espanholas finalmente começam a agir. Agora são 7 detidos

Polícia espanhola conduz suspeito de proferir ataques racistas em Valência.Créditos: imagem de redes sociais
Escrito en ESPORTE el

A pressão sobre as autoridades espanholas começa a dar resultado. Depois de fechar os olhos para os ataques racistas contra o jogador brasileiro Vinícius Jr., a polícia espanhola resolveu agir. Três torcedores do Valência foram presos, nesta terça-feira (23), suspeitos de proferirem insultos racistas no último domingo (21), no estádio do Valência. Mais cedo, outros quatro haviam sido detidos, por pendurar boneco que simulava enforcamento do jogador. As duas ações foram divulgadas no Twitter da Polícia Nacional espanhola, com a hashtag STOP #delitosdeodio.

A ação da polícia espanhola é louvável, mas chega com atraso. O triste espetáculo racista do último domingo no estádio Mestalla foi o décimo caso de preconceito envolvendo o atacante brasileiro desde 2021; os nove anteriores tiveram processos abertos na Justiça local, mas apenas dois contaram com algum tipo de punição

Em seu perfil oficial do Instagram, Vini Jr. escreveu: "Não foi a primeira vez, nem a segunda nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também, e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista", desabafou.

Valência

Os três torcedores foram identificados pela direção do Valencia, segundo informou o clube, e detidos em suas residências, na cidade do sudeste da Espanha.

A identidade deles ainda não havia sido divulgada até a última atualização desta notícia.

Em comunicado, o Valencia disse que está cooperando com a polícia para "eliminar o racismo no Mestalla", e que está buscando identificar mais torcedores.

"O Valencia CF confirma que nas últimas horas a polícia identificou um total de três torcedores que fizeram gestos racistas contra Vinícius Jr. no jogo do último final de semana contra o Real Madrid. O Valencia CF está cooperando com as autoridades em sua investigação para eliminar o racismo no Mestalla. O Clube reitera sua mais forte condenação e seu posicionamento enfático contra o racismo e a violência em todas as suas formas e agirá com a mesma contundência com todas as pessoas identificadas, aplicando sua medida mais severa: expulsá-las do estádio para sempre".

O clube, no entanto, afirma que "é totalmente falso que todo o estádio proferiu insultos racistas".  

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar