Uma entrevista concedida ao podcast “Parlando de Palmeiras” e obtida pelo Na Telinha, um ex-narrador esportivo da Globo deu declarações que fizeram seu nome explodir nas redes sociais. Jorge Vinícius, que saiu da Vênus Platinada em 2018, num verdadeiro “sincericídio” resolveu disparar contra o que ele entende ser uma “política de contratação” da emissora, o que acabou fazendo com que sua posição fosse amplamente vista como preconceituosa e conservadora.
“Hoje a Globo contrata preto, mulher e homossexual. O talento é o quarto plano hoje da Globo. Perderam a mão. Sou favorável à inclusão. Não sou preconceituoso. Ao contrário! Tenho amigo gay, amigas mulheres… A Globo perdeu a mão completamente”, disse Jorge Vinícius.
Não se sabe se por perceber o que tinha acabo de dizer, e que aquilo poderia trazer-lhe problemas, o locutor deu então uma amenizada nas críticas e comentou sobre jornalistas negros da Globo que ele disse “admirar”.
“Quantos pretos não tivemos com histórias lindas e maravilhosas? Vou citar dois, um homem e uma mulher. Gloria Maria, saudosa Gloria Maria, o que representou essa mulher para o jornalismo? Preta, mas acima de mulher e acima de ser preta, ela tinha talento. Heraldo Pereira, esse cara é um monstro, é um jornalista acima da média. Sou fãzaço dele. Quantas vezes ele esteve na bancada do principal produto da Globo em termos de jornalismo, que é o Jornal Nacional?”, continuou.
Por fim, Jorge Vinícius disse ser favorável às políticas de inclusão no mercado de trabalha, mas que isso “não pode perder o foco”.
“O trabalho de inclusão é importante? É. Tínhamos pouco? Tínhamos, concordo. Mas não vamos perder o foco. Em qualquer atividade, primeiro, o talento. Se não você gera outro preconceito”, concluiu.