A Pesquisa “O Maior Raio-x do Torcedor” divulgou, neste sábado (15), mais um recorte. Desta vez, o levantamento, realizado pela Quaest, apontou quais as torcidas com maior engajamento nas redes sociais.
O diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, Felipe Nunes, postou uma sequência de tuítes para explicar os resultados do estudo.
Te podría interesar
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.
As três maiores torcidas do Brasil também lideram o ranking do Índice de Popularidade Digital (IPD): Flamengo, Corinthians e Palmeiras, nesta ordem. Felipe destaca que o Vasco, apesar de ser o sexto em quantidade de torcedores, aparece em quarto e o Fluminense fecha o top 5.
“O Fluminense pode ser considerado o fenômeno desse ranking, pois não está entre as 12 maiores torcidas do Brasil, mas tem papel de destaque nas redes. Com 1% de torcida nacional, o clube das Laranjeiras tem um IPD superior ao do São Paulo, que tem oito vezes mais torcedores”, relata o diretor da Quaest.
Nunes menciona a torcida de um clube do Nordeste como sendo surpresa positiva: “Outro destaque é o Sport Recife, único entre os 10 primeiros colocados do Ranking IPD que em 2023 disputará a Série B. O Leão é o nono colocado, à frente do Cruzeiro, que tem mais do que o dobro da sua torcida e quase três vezes a mais de seguidores nas redes sociais”.
O diretor da Quaest explica que o IPD é um algoritmo de inteligência artificial, que utiliza 152 variáveis de seis plataformas e as combina em várias dimensões: presença digital, engajamento, valência, fama e mobilização.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
“Há times com muita fama, mas baixo engajamento, esses são penalizados no IPD. Outros, têm torcida menor, mas muito engajada, esses conseguem ampliar o alcance da imagem do clube, e têm maior IPD. Ter grande torcida e muito seguidor é fácil, difícil, que é o que dá grande resultado ao final do dia, é conseguir, mesmo com um baixo número de seguidores, ter sua base sempre mobilizada e engajada”, destaca.
“Num mundo cada vez mais digital, um desafio para os clubes brasileiros é o campeonato virtual, que eles disputam nas redes. E esse jogo é muito parecido com o disputado dentro das quatro linhas, pois a qualidade faz muito mais diferença que a quantidade”, completa Felipe Nunes.