A Fifa anunciou, nesta terça-feira (14), mudanças no formato da Copa do Mundo de 2026, a primeira edição que será disputada, simultaneamente, em três países: Estados Unidos, Canadá e México. A final foi marcada para o dia 19 de junho de 2026.
Outra novidade, divulgada pelo Conselho da entidade, em Kigali, Ruanda, é que a competição terá 12 grupos com quatro seleções em cada.
A partir de 2026, os dois primeiros colocados de cada chave avançarão à fase eliminatória, além dos oito melhores terceiros colocadas. Com isso, as equipes que chegarem à semifinal, disputarão oito jogos e não mais os sete tradicionais.
A Fifa pensava, inicialmente, em ampliar o número para 48 seleções, mas divididas em 16 grupos com três equipes cada um. Porém, a entidade percebeu logo que a fórmula apresentava problemas. Um deles: com três seleções em um grupo, a última rodada sempre teria uma de folga, o que daria margem para que as equipes em ação fizessem um jogo “combinado” para classificar ambas.
Com a alteração para 12 grupos de quatro times, o número de jogos vira recorde e vai para 104 partidas, que ainda terão de ser distribuídas entre os três países que sediarão o evento.
Período de preparação
A Fifa decidiu, ainda, que o período de preparação para a Copa do Mundo será maior do que em 2022 (somente sete dias), assim como o tempo de descanso depois da competição.
De acordo com resolução da entidade, somados o tempo de preparação para o Mundial, a própria Copa e o período de descanso até o retorno das atividades, a Fifa projeta um período de 56 dias.