RACISTAS NO FUTEBOL

Caso Vini Jr: Roberto Carlos adota tom “ameno” sobre racismo e é criticado

Ex-lateral, que foi pentacampeão mundial, admitiu já ter sido vítima de preconceito racial, só que seu comentário sobre o atual astro do Real Madrid gerou indignação

O ex-lateral Roberto Carlos.Créditos: Cazé TV/Reprodução
Escrito en ESPORTE el

Os vários ataques racistas sofridos pelo atacante brasileiro Vini Jr, astro do Real Madrid, da Espanha, que há meses enfrenta abjetos insultos e provocações de cunho racial nos gramados europeus, têm repercutido no mundo da bola e muita gente importante, volta e meia, dá sua opinião sobre a criminosa e vergonhosa celeuma em que insistem as torcidas adversárias contra o jovem jogador. Desta vez, quem foi instado a falar sobre o problema foi o ex-lateral esquerdo Roberto Carlos, um dos maiores nomes da história do futebol mundial e pentacampeão do mundo com a seleção brasileira. Só que suas palavras não caíram muito bem nas redes sociais e na opinião pública.

“Eu também sofri (racismo). Estou super tranquilo. Quanto mais importância damos a isso, pior é. Deixa os mal-educados, os ignorantes. Os caras saem de casa para criticar, e a gente para se divertir. As pessoas que vão ao campo para se divertir que aproveitem. Quanto mais a gente fala, parece que traz uma sensação ruim. Sofri muito isso, e estou aqui hoje feliz. Ainda existe isso, mas a gente não pode entrar nessa dinâmica de agressão. O mundo é tão bonito, vamos viver bem, com amor, prosperidade e alegria sempre”, disse o atleta aposentado em entrevista ao canal Cazé TV, durante o “Fifa The Best”.

Imediatamente, a fala repercutiu de forma negativa, já que a maneira como o problema foi abordado por Roberto Carlos passou a impressão de que o racismo é algo corriqueiro e simples, sem grandes impactos na vida de quem sofre com ele. Para muita gente o ex-atleta pareceu também despolitizado e alienado por se esquivar diante de um assunto tão sério.

“O Roberto Carlos falou que sofreu preconceito na Espanha, mas não comentou nada, ficou quieto. Deve ser por isso que o Vini Júnior está passando por essas situações de violência no país. Tem que reclamar sim, essa sujeira só vai acabar quando exposta e punida”, disse um usuário do Twitter.

“A declaração lamentável do Roberto Carlos sobre o racismo sofrido pelo Vini Jr chega a ser cômica de tão bizarro”, disparou outro perfil na mesma rede social.

“O comentário do Roberto Carlos sobre o racismo sofrido pelo Vini Jr é de uma falta de noção completa”, falou ainda outro usuário.