O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) foi flagrado nas arquibancadas de Tanger, no Marrocos, na última semana, assistindo ao jogo em que o Flamengo perdeu a seminal do Mundial de Clubes da FIFA para o Al Hilal, da Arábia Saudita. Em tese, o tucano não estava de férias. Segundo apuração do Uol publicada nesta quinta-feira (16), ele estaria em “missão oficial” no país.
A partida foi disputada na terça-feira, 7 de fevereiro, e terminou com uma vitória do Al Hilal por 3 a 2, encerrando o sonho do bicampeonato mundial do Flamengo. No mesmo horário ocorria uma votação no plenário da Câmara, na qual o tucano não esteve presente. Na votação foram aprovados acordos comerciais com Romênia, Peru e o próprio Marrocos.
O deputado confirmou a viagem para a imprensa e afirmou que teria ido ao país por conta própria a fim de cumprir promessa ao filho, que também torce para o Mengão e faria 15 anos. No entanto, no sistema da Câmara a falta de Pereira constava como “missão autorizada”, o que significa que ele não teria os dias descontados do salário pela ausência. Após questionamento da imprensa, a Câmara atualizou a falta do deputado como sendo uma ausência simples.
A assessoria do parlamentar alegou que foi do próprio gabinete do deputado que saiu o pedido para a atualização da anotação sobre a falta e que a marcação de “missão autorizada” seria colocada automaticamente pelo sistema no caso de qualquer falta. “Os valores serão devidamente descontados do pagamento do parlamentar no mês de fevereiro”, garantiram os assessores. O tucano é o terceiro suplente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.
*Com informações do Uol.