O presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol do Brasil (ANAF), Salmo Valentim, emitiu uma nota comemorando a saída do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues e culpando a entidade pelos “erros pífios” de arbitragem, que teriam ocorrido por “culpa da pressão e das exigências descabidas” sobre os árbitros.
Que exigências descabidas e pressões foram essas? Que clubes foram prejudicados, uns mais que outros, não há dúvidas. Com a proliferação de sites de apostas, onde o dinheiro corre solto, é preciso uma apuração mais profunda, que deveria ser feita não pela CBF, mas pela Polícia Federal, que poderia começar com um depoimento do próprio Salmo Valentim esclarecendo os fatos e questões que levantou em sua nota.
Nota da ANAF
Como presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol do Brasil – ANAF; entidade-classe da categoria, gostaria de parabenizar a justiça brasileira por ter afastado da CBF o PIOR PRESIDENTE de sua história recente.
O futebol brasileiro vive dias ruins com os resultados jamais antes vistos em nossa Seleção. E com a arbitragem não é diferente. Tivemos a pior temporada da história. Faltam investimentos básicos, mas hoje temos a chance de viver um novo momento.
Estou recebendo ligações de árbitros de todas as partes do Brasil comemorando a queda de Ednaldo [Rodrigues]. Ninguém mais suporta conviver com um dirigente altamente vingativo que não tem o menor perfil para comandar o nosso bem mais precioso que é o futebol.
Agora chegou a vez da arbitragem andar sozinha e se livrar, de uma vez por todas, da CBF! Dessa forma poderemos qualificar melhor nossos árbitros para que erros pífios como vimos na última edição do Campeonato Brasileiro, que até prejudicaram os clubes, não voltem ocorrer. Se aconteceram, foi por culpa da pressão e das exigências descabidas em que eles são submetidos sem quase nenhum resultado efetivo.
Clubes e federações precisam cortar o cordão umbilical e abrir um manifesto contra o retorno de Ednaldo Rodrigues que mesmo com toda a força financeira da CBF, mais uma vez, protagoniza mais uma polêmica em sua triste passagem pela casa do futebol brasileiro.
Salmo Valentim
Presidente da ANAF