O Fortaleza EC enfrenta a LDU Quito na final da Copa Sul-Americana, em jogo único na tarde deste sábado (28). A bola rola às 17h (horário de Brasília) no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai. Esta é a primeira vez que um clube nordestino disputa a decisão da competição.
Onde assistir
A transmissão da partida será feita ao vivo pelas seguintes emissoras: SBT (canal aberto), ESPN (canal fechado) e Star+ (serviço de streaming)
Te podría interesar
A campanha histórica do Fortaleza
O tricolor cearense é o único da região a alcançar a final da "Sula". Outros três clubes já chegaram até as quartas de final do torneio, sem avançar à fase seguinte e eliminados:
- Ceará: em 2022, pelo São Paulo;
- Bahia: em 2020, pelo Defensa y Justicia (ARG)e em 2018, pelo Athletico Paranaense; e
- Sport: em 2017, pelo Junior Barranquilla (COL)
No entanto, o Fortaleza não é o primeiro nordestino a chegar em uma final de copa internacional. Em 1999, o CSA disputou uma decisão continental pela extinta Copa CONMEBOL contra o Talleres (ARG). Em Maceió, capital de Alagoas, venceu por 4 a 2, mas na Argentina, o time foi superado por 2 a 0 e ficou com o vice.
Te podría interesar
O Fortaleza disputa a Copa Sul-Americana a partir de transferência da Copa Libertadores, de onde foi eliminado da terceira fase. Na fase de grupos – com San Lorenzo (ARG), Palestino (CHI) e Estudiantes de Mérida (VEN) – se classificou com cinco vitórias e uma derrota, e teve a terceira melhor campanha geral.
Nas oitavas de final, passou do Libertad (PAR) no agregado por 2 a 1, a partir de vitória em Assunção. Em seguida, eliminou o América Mineiro com dois triunfos que culminaram em um placar total de 5 a 2. O clube cearense avançou para a final com uma vitória por 2 a 0 contra o Corinthians nas semifinais, após empate de 1 a 1 em São Paulo.
A equipe possui os três dos cinco maiores públicos do campeonato: 60.541 torcedores contra o Corinthians, 56.946 diante do América Mineiro e 50.542 frente ao Libertad.