LUTO

Videomaker grava última onda do surfista brasileiro que morreu em Nazaré; veja

Bred Oliveira publicou nas redes sociais a última onda surfada por Márcio Freire, atleta baiano que morreu após sofrer queda de uma onda na praia portuguesa

O surfista de ondas gigantes Márcio Freire.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en ESPORTE el

O videomaker Bred Oliveira conseguiu gravar e postou nas redes sociais as imagens da última onda surfada pelo brasileiro Márcio Freire, que morreu, nesta quinta-feira (5), quando praticava o esporte na praia de Nazaré, em Portugal.

Márcio era especialista em ondas gigantes. O vídeo mostra o momento em que “Mad Dog”, como era chamado pelos amigos, surfava uma onda de cerca de 6 metros e foi engolido pela espuma.

Bred relatou em detalhes, mostrou imagens pouco antes de Márcio entrar no mar e homenageou o veterano:

“Essa é a minha primeira vez em Nazaré. Além da realização pessoal de conhecer esse lugar, está sendo incrível registrar o poder da natureza e o big surf por aqui, ainda mais irado em produzir conteúdo audiovisual com meus amigos da equipe Jagua Boys.

Ontem (04/01) tive o prazer de conhecer pessoalmente o ídolo e lenda Márcio Freire, fiz uns takes deles antes de entrarem no mar. O mar estava pequeno e eles pegaram várias ondas na remada. Foi suave, divertido e com muitas risadas.

O Thiago Jacaré já tinha falado sobre a amizade forte com o Márcio, o quanto respeitava e admirava ele e sua história no big surf.

Também já tinha falado da vinda dele na laje da Jagua e a Tattoo “Jagua Boys” que o Márcio fez quando foi pra Jagua. Um gesto que diz muito sobre a forte conexão de amizade e admiração entre grandes amigos.

Pelo o que percebi, nitidamente o Márcio era extremamente bem quisto por todos a sua volta, pela alegria e energia boa!

Hoje cedo (05/01) a equipe se preparou e caiu na água para treinar. Produzimos vários materiais.

No meio da tarde, os Jagua Boys finalizaram o treino e foram descansar. Eu e Bia almoçamos, e como o mar estava melhorando, na sequência fomos lá p Cliff pegar mais imagens.

Chegando lá tinham algumas duplas treinando e estava tudo tranquilo. O sol estava contra a lente e não estava bom para filmar, mas fui fazendo uns takes despretensiosos.

Já era final de tarde e eu já estava quase guardando os equipamentos, quando de repente ouvimos a sirene da ambulância/guarda vidas.

Demoramos um tempo para entender o que estava acontecendo.

Minutos depois recebemos a triste notícia que era o Márcio. Foram feitas incansáveis tentativas de reanimação, mas sem sucesso.

Mais tarde, quando chegamos em casa, fui procurar no cartão se eu tinha pego a onda dele, e achei…
“a última onda”.

O big surf está de luto e essa é a minha singela homenagem em nome dos Jagua Boys a esse eterno ídolo.

Descanse em Paz Irmão!”.

Márcio não resistiu às ondas de Nazaré

O baiano Márcio Freire, de 47 anos, especializado em ondas gigantes, morreu, nesta quinta-feira (5), após sofrer uma queda ao descer um dos “paredões” da praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

Esta foi a primeira morte de um surfista no local, conhecido pela formação de ondas imensas, que podem ultrapassar 20 metros.

Márcio chegou a ser resgatado para a praia em um jet ski. Contudo, já estava em parada cardiorrespiratória. “Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local”, declarou Mário Lopes Figueiredo, comandante da Capitania de Nazaré, em entrevista à agência Lusa.

O baiano era considerado uma lenda no surfe de ondas gigantes. Era um dos integrantes do trio apelidado de “Mad Dogs” (Cachorros Loucos). A trinca baiana, formada, também, por Danilo Couto e Yuri Soledade, era conhecida por desbravar ondas gigantes sem o aparato de segurança.

A história dos “Mad Dogs” foi relatada em um documentário, assinado pelo diretor Roberto Studart.