O escritor brasileiro Paulo Coelho usou as redes sociais, nesta terça-feira (28), para se desculpar, em nome dos brasileiros, com o piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton. Ele foi alvo de declaração racista por parte do bolsonarista Nelson Piquet. O autor ainda criticou Jair Bolsonaro (PL).
“Caro Lewis Hamilton. Piquet é atualmente o piloto do pior presidente da nossa história. Seus comentários racistas mostram a necessidade desesperada de voltar aos holofotes. Peço desculpas em nome do povo brasileiro, que o respeita e o ama”, publicou Paulo Coelho.
O escritor se referiu ao fato ocorrido em 2021, quando Piquet serviu de chofer de Bolsonaro durante evento de comemoração do 7 de Setembro.
Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, respondeu na manhã desta terça-feira (28), com contundência, elegância e ironia às declarações racistas do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet, resgatadas neste final de semana.
Em um primeiro tuíte, Hamilton afirmou apenas: “imagine”, a um comentário de um internauta que escreveu: “E se Lewis Hamilton apenas tuitasse 'Quem diabos é Nelson Piquet?' e fechasse o twitter”.
Minutos depois, o piloto escreveu: “é mais do que linguagem. Essas são mentalidades arcaicas que precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes e fui alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”.
Relembre o caso
O Canal Enerto, especializado em Fórmula 1, postou um corte no YouTube de uma entrevista de novembro do ano passado, em que o piloto bolsonarista Nelson Piquet se refere ao piloto britânico Lewis Hamilton como “neguinho”.
No trecho, Piquet comenta o acidente entre Lewis e Max Verstappen em Silverstone. Quando vai se referir a Lewis, Piquet utiliza uma palavra de conotação racista.
A entrevista de Piquet foi concedida ao jornalista Ricardo Oliveira. Ele criticou Hamilton por não ter tirado o pé logo na primeira volta do GP da Inglaterra na curva Copse, uma das mais famosas de Silverstone.
O fato aconteceu em julho do ano passado. Os dois disputavam a liderança da competição. Piquet, que é sogro de Verstappen, namorada da filha Kelly, acusou o inglês de ter feito uma "pu** sacanagem".