O português Cristiano Ronaldo é um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Veterano, o mítico atleta de 37 anos ficou indignado após ser substituído no último jogo da primeira fase da Copa do Mundo do Catar, contra a Coreia, e saiu xingando o treinador Fernando Santos. Foi então colocado no banco de reservas no jogo seguinte, contra a Suíça, pelas oitavas de final, embora a desculpa oficial dada pelo comandante da esquadra lusa tenha sido de viés técnico.
A partir daí, a torcida portuguesa ficou preocupada por não ter o superstar do futebol em seu plantel titular numa partida decisiva, ainda que tenha consciência da idade do jogador. O escolhido para substitui-lo foi o jovem Gonçalo Ramos, de apenas 21 anos, atacante do Benfica, time mais popular da pequena nação ibérica.
Só que a desconfiança durou poucos minutos. Gonçalo Ramos começou na vaga de Cristiano Ronaldo, fez três gols e já abriu o placar aos 17 minutos do primeiro tempo, num jogo antológico que ficará para sempre na memória do público lusitano, em parte também por conta da goleada histórica: 6 a 1.
Grandalhão, com 1,85, Gonçalo Ramos chegou ainda criança ao Benfica, aos 12 anos, onde passou a treinar nas categorias de base. Ele estreou na equipe principal em julho de 2020, com 19 anos, e desde então tornou-se a maior promessa da agremiação esportiva lisboeta.
Embora tivesse servido inúmeras vezes à seleção lusa na categoria sub-17, foi apenas em setembro deste ano, já com 21 anos, que Gonçalo Ramos foi convocado para o elenco principal de Portugal, para disputar a Liga das Nações.