FÓRUM NA COPA

Fifa anuncia mudanças na Copa e no Mundial de Clubes; entenda

Conselho da Fifa define acabar com Copa das Confederações e estabelece calendário para decisão da sede da Copa do mundo 2030

Créditos: Stephen McCarthy/FIFA
Escrito en ESPORTE el

Em reunião do Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizado em Doha, capital do Catar, nesta sexta (16), a entidade definiu algumas alterações importantes no calendário e formato de competições, sobretudo no Mundial de Clubes, o antigo Campeonato Mundial. 

A próxima Copa do Mundo será disputada em três países, previamente escolhidos: México, Estados Unidos e Canadá. Na reunião desta sexta, a Fifa definiu que a decisão sobre a sede da Copa do Mundo de 2030 será tomada em 2024, com o regulamento da licitação sendo publicado no início do ano que vem.

Mundial de Clubes

Em decisão endossada pelas confederações presentes, inclusive a Sul-Americana (Conmebol) e a europeia UEFA (Union Européenne de Football Association), a Fifa definiu que o Mundial de Clubes será disputado por 32 equipes e terá um calendário mais extenso, com início em junho de 2025. O campeonato será disputado no período em que antes era realizada a Copa das Confederações.

A Federação Mundial já havia aprovado a ampliação do número de times que disputam o torneio para 2021, que seriam 24 equipes, mas decidiu adiar a implementação em função da pandemia de Covid-19, tendo realizado no ano passado o torneio tradicional, com um representante de cada continente e um do país-sede. 

Marrocos

O Mundial de Clubes no atual formato ainda terá mais uma edição, que é a de 2022, embora na realidade a disputa esteja marcada para ocorrer em 2023, no Marrocos. Favoritos, o Flamengo representará as Américas e Real Madrid a Europa. O último brasileiro campeão do torneio foi o Corinthians, na edição de 2012.

Quanto ao calendário, ao invés de duas janelas de jogos, divididas entre setembro e outubro, o calendário prevê uma janela estendida de 4 partidas entre o final de um mês e o início do outro. As demais janelas, que ocorrem em novembro, março e junho, permanecem inalteradas. O torneio também terá periodicidade definida, a cada quadriênio, sempre no ano anterior à Copa do Mundo. Além disso, a ideia é promover amistosos que aconteceriam na janela de março nos anos pares – “FIFA World Series”.

Futebol feminino

Para o futebol feminino, a atual estrutura do calendário internacional de partidas permanecerá inalterada até 2025, com as sedes das Copas do Mundo Feminina da FIFA 2027 e 2031 a serem decididas em 2024 e 2025, respectivamente. A criação de uma nova Fifa Women's Club World Cup, uma nova FIFA Futsal Women's World Cup e a expansão do torneio feminino dos Jogos Olímpicos de 12 para 16 equipes também foram endossadas.

Ao final do informe disponível em seu site, a Fifa informa que as decisões tomadas serão detalhadas em consulta com as partes interessadas nos próximos meses. Isso significa rodadas de negociação com as federações para encaixar todas as novidades em um calendário viável, tarefa especialmente difícil para as confederações da Europa e da América do Sul, pois o aumento do número de equipes e extensão do calendário do torneio mundial impactará todo o calendário do futebol pelo mundo.

No caso do Brasil, o desafio será garantir campeonatos estaduais, campeonato brasileiro, Copa do Brasil, além de participação na Libertadores da América e agora ter a possibilidade de mais de uma equipe disputando o mundial. E o calendário do futebol feminino não é muito diferente. A Europa e outros países da América do Sul, com tradição no futebol, também trabalham com calendários apertados em função da profusão de torneios.

Final

Neste sábado (17), a partir de meio-dia (horário de Brasília), a seleção de Marrocos disputará a decisão de terceiro lugar da Copa do Mundo 2022 contra a Croácia, no Estádio Internacional Khalifa. Já a grande final da Copa do Catar será entre França e Argentina, no Estádio Lusail, no domingo (18), também às 12h.