Ginasta dos EUA faz sucesso com coreografia em homenagem ao Black Lives Matter

Apresentação de Nia Dennis no solo acompanha música com trechos de artistas como Beyoncé e Tupac, e chamou a atenção de celebridades da política e do cinema, como Viola Davis e Michelle Obama

A ginasta Nia Dennis (foto: The Champions Voice)
Escrito en ESPORTE el

A ginástica estadunidense tem uma nova jovem estrela, que ainda carece de medalhas, mas que já ganhou os holofotes e as redes sociais por seu engajamento político.

Se trata de Nia Dennis, uma jovem atleta de 21 anos, que tem chamado a atenção por sua performance no solo, com uma coreografia feita especialmente em homenagem ao movimento Black Lives Matter.

A rotina de Nia no solo é acompanhada de uma música que reúne trechos de obras de artistas negros como Beyoncé, Tupac, Missy Elliott e Kendrick Lamar.

Em entrevista ao The Lily (publicação ligada ao Washington Post, com conteúdo feminista) a ginasta conta que “queria que a apresentação fosse uma celebração a tudo que as pessoas negras podem fazer, a tudo que podemos superar. No meio de toda adversidade e opressão que enfrentamos, aqui estamos”.

https://twitter.com/MichelleObama/status/1354123560051236866

“Falar sobre o Black Lives Matter pode soar tão pesado, é difícil para as pessoas discuti-lo. Às vezes, você precisa encontrar as pessoas onde elas estão, com uma celebração. Cada canção (da coreografia) é de um grande artista negro, que teve um grande impacto na cultura negra, que teve um grande impacto em mim. Então, estou literalmente celebrando o que eles fizeram e curtindo”, comentou Nia

A performance de Nia Dennis chamou a atenção de várias celebridades, de diferentes ambientes. Algumas do cinema, como a atriz Viola Davis, e outras da política, como a ex-primeira-dama Michelle Obama. Também no Brasil, a atriz Camila Pitanga chegou a compartilhar um vídeo com a apresentação da ginasta.

“Tem sido uma luta tentar me encontrar como uma mulher negra na América. Sempre me disseram que eu não era boa o suficiente, e eu tentei mudar para me encaixar na imagem ideal que todos queriam que eu tivesse”, contou Nia, na entrevista ao The Lily.