Brasileira bate recorde mundial de ondas gigantes

Maya Gabeira bateu o próprio recorde e deixa seu nome registrado na história do surfe mundial

Escrito en ESPORTE el

A surfista brasileira Maya Gabeira (33) segue fazendo história. A Liga Mundial de Surf (WSL) anunciou, nesta quinta-feira (10), que a carioca é a nova recordista mundial de grandes ondas. Na praia de Nazaré, em Portugal, no dia 11 de fevereiro, Maya encarou um paredão de mais de 22 metros de altura em altíssima velocidade, batendo o próprio recorde.

Nenhum homem chegou perto do feito de Maya esse ano. O recorde mundial masculino também é de um brasileiro, Rodrigo Koxa, que surfou uma onda de pouco mais de 24 metros em 2018, no mesmo ano em que foi reconhecido o recorde anterior da brasileira.

Superação

No ano de 2011, Maya sofreu um acidente terrível no Taiti, onde encarou a temida Teahupoo, que significa Praia dos Crânios Quebrados. Maya acabou inconsciente depois de cair da prancha. Foram longos meses de recuperação. Dois anos depois retornou ao local e conseguiu o feito que tanto buscara.

Em 2013, na Paria do Norte, em Nazaré, Maya Gabeira sofreu um outro acidente grave e quase perdeu a vida. Tentando bater o recorde masculino na época, ela acabou perdendo o equilíbrio e foi tragada pelo mar, uma sequência interminável de ondas dificultava o resgate, ela teve o tornozelo quebrado e ficou inconsciente. O técnico, Carlos Burle, enfrentou as adversidades e conseguiu resgatar a surfista, desacordada.

A situação era complicada. A surfista teve que fazer fisioterapia, passou por algumas cirurgias e evitava contado com multidões e locais cheios. Foi preciso um tratamento psicológico. Mas uma atleta de alto nível sempre está pronta pra dar a volta por cima.

O trauma da quase morte não foi suficiente para freá-la. Maya se mudou dos Estados Unidos para Nazaré e foi conviver com o mar que tentou arrastá-la. A surfista encarou as ondas, superou o trauma e voltou às águas, disposta a dar tudo de si.

Cinco anos depois, ela entrou para o Guines Book pela maior onda já surfada por uma mulher (20,7 metros). Foram necessários mais cinco anos para que ela superasse a própria marca e estrelasse mais uma página do livro dos recordes.

https://twitter.com/GWR/status/1304044985042505729
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar