Os legisladores municipais de Nápoles aprovaram nesta sexta-feira (4) a proposta do prefeito Luigi de Magistris para mudar o nome do antigo Estádio San Paolo, que agora passa a se chamar Estádio Diego Armando Maradona.
A iniciativa surgiu na semana passada, um dia após o falecimento do craque argentino, em 25 de novembro.
A homenagem a Maradona foi amplamente apoiada pela população napolitana, já que se trata do maior ídolo do clube da cidade, o Napoli: com o argentino em campo, a equipe conquistou seus dois títulos do Campeonato Italiano (1986-87 e 1989-90) e seu único torneio internacional (a Copa da UEFA de 1988-89). Também uma Copa da Itália (1986-87) e uma Supercopa da Itália (1990).
No texto que oficializa a mudança de nome, a Prefeitura de Nápoles diz considerar que “Maradona encarnou o símbolo do resgate de uma equipe que, nos anos mais sombrios, demonstrou que é possível se levantar, vencer e triunfar, ao mesmo tempo que oferece uma mensagem de esperança, através das vitórias do campeão argentino. Não foi só o Napoli que venceu, mas toda a cidade que se identifica com ele”.
O estádio de Nápoles foi fundado em 1959 e tem capacidade para 55 mil espectadores. Porém, não é o único a ter o nome de Estádio Diego Armando Maradona – mas sim o maior. Seu xará fica no bairro de Villa Mitre, em Buenos Aires, e tem apenas 26 mil lugares. É o estádio do Argentinos Juniors, clube que revelou o craque argentino, em 1976.