Presidente da Federação Amazonense de Natação é acusado de abuso de menores

Denúncias foram reveladas por reportagem da CNN contra Vitor Hugo Lopes Façanha, mais conhecido como Botinho. Casos teriam acontecido entre 2008 e 2017

Escrito en ESPORTE el

Um grupo de ex-nadadoras amazonenses denunciou os abusos sofridos durante vários anos por parte do ex-treinador Vitor Hugo Lopes Façanha, o “Botinho”, que atualmente ocupa o cargo de presidente da FADA (Federação Amazonense de Desportos Aquáticos).

O caso se tornou público graças a uma reportagem da CNN Brasil publicada neste sábado (19), que traz os depoimentos de 8 ex-atletas que treinaram com “Botinho” quando ele dava aulas de natação no Centro Educacional La Salle, colégio tradicional de Manaus.

Os casos que ocorreram entre os anos de 2008 e 2017, quando as vítimas eram crianças ou adolescentes entre 10 e 16 anos.

“Uma vez ele me trancou no carro junto com ele, não queria que eu saísse. Ele pegou a minha mão e botou nas partes íntimas dele. Outra vez também, ele me empurrou assim (mexe a cabeça para baixo), para eu fazer sexo oral nele. Várias vezes ele tentou fazer alguma coisa”, contou uma das meninas abusadas.

Apenas uma das jovens que apresentou seu testemunho na reportagem da CNN realizou sua denúncia na Justiça. Todas elas tiveram suas identidades preservadas e afirmam ter medo de possíveis retaliações.

A reportagem também inclui a resposta de Vitor Hugo “Botinho”, que negou as acusações, que reconhece apenas uma denúncia por abuso – que é a que está tramitando na 15ª Vara do Juizado Especial Criminal do Tribunal de Justiça de Manaus, sob segredo de justiça.

“É a palavra delas contra a minha. Pessoas que te falaram isso aí, assim como algumas te disseram alguma bobagem, alguma mentira, outros negaram. Isso aí, inclusive as caronas que eu dava, os pais sabiam disso. Se tivesse tido algum problema, elas teriam falado com os pais e os pais teriam vir me falado. Nada nunca foi relatado”, comentou o ex-treinador.