A idolatria por Diego Armando Maradona não para de criar novas notícias, algumas delas com origens bastante inusitadas. Um dos exemplos é a campanha para criar uma nova cédula, de 10 mil pesos argentinos, com o rosto do futebolista falecido no dia 25 de novembro.
Tudo começou com uma série de pedidos nas redes sociais defendendo a nova cédula meio que por brincadeira. Porém, alguns desses pedidos acabaram estimulando a criação de campanhas reais em plataformas que permitem promover abaixo-assinados.
Das várias campanhas que surgiram, apenas uma vingou, e se tornou coisa séria: foi lançada no sábado, através do site change.org, e em menos de 24 horas conseguiu reunir mais de 12 mil assinaturas.
Além disso, a campanha criou sua própria conta de Twitter (@BilleteMaradona) e passou a defender mais enfaticamente os argumentos sobre as possíveis vantagens econômicas da nova nota: “a cédula seria uma das mais procuradas em todo o mundo”, afirma um desses argumentos.
Atualmente, a nota de maior valor na Argentina é a de 1000 pesos. Em 2017, o governo de Mauricio Macri mudou os desenhos das cédulas no país, abandonando o conceito de notas com figuras históricas e adotando um que traz animais da fauna típica do país.
Alguns críticos consideram que a medida de mudar o desenho das notas foi uma represália ao fato de que o governo anterior, de Cristina Kirchner, lançou uma nota de 100 pesos com o rosto de Evita Perón e um de 50 pesos homenageando os combatentes da Guerra das Malvinas.