Pesquisa boca de urna: levantamentos não serão realizados nesta eleição

Entenda o motivo pelo qual as tradicionais sondagens após o fechamento das urnas não serão realizadas neste pleito

Este ano não terão pesquisas boca de urna.Créditos: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Escrito en ELEIÇÕES 2024 - APURAÇÃO el

A agilidade na apuração dos votos nas eleições brasileiras vem se destacando como um dos principais avanços do sistema eleitoral do país. Desde 2022, a unificação do horário de votação em todo o território nacional, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem permitido uma divulgação mais rápida dos resultados e tornado obsoletos os antigos levantamentos prévios realizados durante o dia de votação – as chamas pesquisas boca de urna

Acompanhe ao vivo a apuração aqui

A medida estabelece que todas as seções eleitorais funcionem das 8h às 17h, conforme o horário de Brasília, uniformizando o processo mesmo em regiões com fusos horários diferentes. Essa mudança trouxe uma série de benefícios, principalmente a simplificação e aceleração da apuração. Anteriormente, era necessário aguardar o fechamento das urnas nas áreas com diferença de fuso para que a apuração pudesse ter início, o que atrasava a divulgação dos resultados.

Os institutos de pesquisa, que antes faziam as pesquisas boca de urna nas portas das seções eleitorais, suspenderam essa prática devido a dois fatores principais: o custo elevado de sua execução e a rapidez do novo sistema eleitoral. Com o advento de uma apuração ágil e precisa, esses levantamentos se tornaram desnecessários. Além disso, o investimento em tecnologia e segurança no sistema eletrônico de votação e transmissão dos resultados solidificou a confiabilidade do processo.

Acompanhe a apuração na Fórum

Com o fim da votação às 17h (horário de Brasília), a apuração pode ser acompanhada em tempo real pelo site Fórum, está integrado com o sistema do TSE. Clique aqui e veja os resultados em todas as cidades ao vivo. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar