A pequena Diamantino, distante 182 km da capital Cuiabá, no Mato Grosso, terá um prefeito novo com o resultado das eleições deste domingo (6). Quer dizer, não tão novo assim, já que ele ocupou a administração da cidade de pouco mais de 20 mil habitantes por duas vezes anteriormente. Trata-se de Francisco Ferreira Mendes Júnior (União Brasil), conhecido por todos como Chico Mendes, irmão do ministro Gilmar Mendes, do STF.
Acompanhe ao vivo a apuração aqui
Com 100% das urnas apuradas, Mendes Júnior conquistou 56,52% dos votos, contra 43,48% de Carlos Kan (Novo). Ele governou Diamantino por dois mandatos, entre 2001 e 2008, retornando agora ao cargo. A cidade, onde o agronegócio prevalece e exerce poder infinito, já teve outros governantes da família, como o pai e o avô de Chico e Gilmar.
O curioso na disputa deste ano é que Chico Mendes teve o apoio expressivo na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alguém que é abominado pelo ministro Gilmar Mendes, que do alto de sua toga já tomou inúmeras decisões contra o antigo ocupante do Palácio do Planalto, atualmente inelegível por decisão do TSE, e que em 2022 conseguiu 62% dos votos na localidade.