Um dos primeiros candidatos à prefeitura de São Paulo a chegar à zona eleitoral neste domingo (6), Guilherme Boulos (PSOL) compareceu uma escola na região do Campo Limpo, Zona Sul da capital, por volta das 9h20 para votar no primeiro turno das eleições municipais.
Acompanhe ao vivo a apuração aqui
O voto aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Escola Municipal de Ensino Fundamental Hermes Ferreira de Souza. Boulos estava acompanhado de sua vice, Marta Suplicy (PT), e contou com a presença de sua esposa, Natalia Szermeta, e suas filhas. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também esteve presente no momento da votação.
Ao chegar, Boulos foi saudado por um grupo de apoiadores que o ovacionou na seção. Após votar, ele se dirigiu aos jornalistas para comentar a polêmica envolvendo seu adversário na disputa, Pablo Marçal (PRTB).
O ex-coach havia compartilhado um laudo falso nas redes sociais às vésperas do 1º turno, alegando que Boulos teria “consumido cocaína”, uma afirmação inverídica e que foi removida da plataforma por ordem da Justiça Eleitoral.
Inclusive a Polícia Civil confirmou a falsificação do laudo no mesmo dia. "Isso não nos abalou, a gente segue em frente sem se intimidar porque o nosso compromisso... o nosso compromisso de fazer dessa cidade, uma cidade mais justa e humana é maior do que qualquer ataque", declarou Boulos em coletiva de imprensa.
“A gente viu a marca da mentira, do ódio, de coisas que São Paulo não merece. A nossa cidade sempre foi uma cidade que respeitou a diversidade, a democracia, o pensamento diferente e vai continuar sendo no que depender da gente. O desafio que nós temos também é derrotar esse extremismo violento, a mentira, o ódio e fazer prevalecer a verdade. Isso também vai estar em jogo hoje nas urnas com as pessoas indo votar”
O candidato segue para a região dos Jardins para acompanhar o voto de Marta. Em seguida, irá com sua avó até outro colégio eleitoral, localizado na região da avenida Paulista, onde planeja ficar para acompanhar a apuração dos resultados até o final do dia.
Assista momento da votação
Boulos lidera disputa
A pesquisa Quaest com a intenção de votos à prefeitura da cidade de São Paulo, divulgada neste sábado (5), traz dados que caíram como uma bomba no QG eleitoral de Ricardo Nunes.
Entre as várias perguntas feitas pela Quaest, uma delas foi a respeito da decisão de voto, e é aqui que as coisas se complicam para Ricardo Nunes, que possui a menor certeza de voto: segundo a pesquisa, 77% dos eleitores do prefeito declaram que o voto é definitivo, e 23% declararam que podem mudar o voto.
Guilherme Boulos possui o eleitorado mais decidido: 86% dos entrevistados afirmam que a decisão de voto é definitiva, e apenas 14% dizem que podem mudar.
Entre os eleitores de Pablo Marçal (PRTB), 80% dizem que o voto é definitivo, e 20% dizem que podem mudar o voto. Guilherme Boulos (PSOL) oscilou positivamente dois pontos em relação ao levantamento divulgado em 30 de setembro, passando de 23% para 25%. Ricardo Nunes (MDB) manteve os mesmos 24% enquanto Pablo Marçal (PRTB) também variou de forma positiva dois pontos, indo de 21% para 23%.