No evento de comemoração dos 60 anos do Banco Central, o presidente do órgão, Gabriel Galípolo, anunciou algumas novidades que em breve estarão disponíveis no Pix, o sistema de pagamentos e transferências inaugurado em 2020 que revolucionou o mundo das transações financeiras no Brasil.
1 – Pix parcelado
Já em setembro deste ano, quem for fazer uma compra poderá parcelar o pagamento por meio do Pix, mas o vendedor receberá o dinheiro integralmente no momento da transação. Vantagem para o cliente e para o comerciante. Segundo o Banco Central, a funcionalidade também está disponível para a modalidade transferência.
De acordo com o BC, o sistema de parcelamento no Pix “tem potencial para estimular o uso do sistema de pagamento no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, ao favorecer quem não tem acesso a esse tipo de operação”.
2 – Pix em garantia
Voltada para estabelecimentos comerciais e empresas, o Pix Garantia possibilitará que o dinheiro a ser recebido sirva como garantia para operações de crédito. A finalidade principal do mecanismo é baratear o crédito para essas pessoas jurídicas que têm no Pix seu principal sistema de pagamentos. Segundo o Banco Central, por ser uma nova funcionalidade que requer uma infraestrutura mais complexa, o Pix Garantia deve estar disponível às empresas apenas em 2026.
3 – Autoatendimento no Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Quem não conhece alguém que já se embananou utilizando o Pix e fez um pagamento ou uma transferência de maneira equivocada, seja em relação ao valor ou ao destinatário? Pois o MED, sigla que define o Mecanismo Especial de Devolução, deve ficar mais simplificado e intuitivo, facilitando o combate a fraudes e golpes, assim como melhorando as taxas de recuperação de valores equivocadamente pagos ou transferidos. Pelo novo sistema, qualquer usuário do Pix poderá contestar uma transação de forma totalmente digital, sem precisar comparecer a uma agência bancária física. Sua implantação está prevista para 1° de outubro.