PRODUTORES AGROPECUÁRIOS

Dois estados brasileiros devem liderar crescimento do PIB em 2025, aponta levantamento

Crescimento de 2025 vai ser impulsionado pelo agro, indicam projeções

Mato Grosso do Sul.Créditos: free source
Escrito en ECONOMIA el

De acordo com um levantamento da Tendências Consultoria, os dois estados que devem liderar o crescimento econômico do PIB brasileiro em 2025 são vizinhos e do agroMato Grosso do Sul, que teria 4,4% de impacto total, e Mato Grosso, com 3,7%. 

Os dois estados do Centro-Oeste são especializados na produção de grãos, que deve corresponder à maior parcela do crescimento brasileiro em 2025, aponta a consultoria.

O setor agropecuário do Mato Grosso se destaca na produção de soja, milho e algodão, além da pecuária. Já o Mato Grosso do Sul produz sobretudo soja, arroz, café, trigo e milho, e detinha o quinto maior rebanho do país em 2024, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada pelo IBGE em outubro do ano passado.

Para 2025, devido às melhores condições climáticas e a um clima típico do fenômeno La Niña em fevereiro, que trouxe as chuvas de volta às colheitas, espera-se uma recuperação das safras — que recuaram 7,2% em 2024, segundo dados do IBGE —, e o setor deve avançar até 10,2% no Mato Grosso do Sul. Para o Mato Grosso, o crescimento esperado é de 5,3% no PIB agropecuário, indica o relatório da Tendências.

O aumento na produção total de grãos, em 2025, deve ser de 98,8 milhões de toneladas no Mato Grosso (crescimento de 6%), de acordo com dados projetados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e de 26,3 milhões de toneladas no Mato Grosso do Sul (+28,7%).

A soja deve ter o maior crescimento, com aumento de 19,1% no Mato Grosso (até 47,1 milhões de toneladas produzidas) e de 16,1% no Mato Grosso do Sul (13,5 milhões de toneladas).

Os dados do levantamento da Tendências Consultoria ultrapassam a projeção da Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, que posiciona o crescimento total do Mato Grosso do Sul em 4,2%, e do Mato Grosso, em 3,7%.

De forma geral, todos os 27 estados brasileiros devem ter índice de crescimento positivo em 2025, com a média nacional de 2% ultrapassada por até 20 deles, diz o BB. 

Leia mais: Os estados brasileiros que mais vão crescer em 2025 | Revista Fórum

Impacto climático

Apesar das projeções positivas para a recuperação das safras e da influência das chuvas em fevereiro, dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) indicam que o mês de março deve marcar a transição para um período de neutralidade climática no Brasil, causada pelas oscilações de temperatura no Pacífico Equatorial, onde ocorrem as mudanças responsáveis por alternar La Niña e El Niño — esse estado deve durar até o fim do ano.

De acordo com o NOAA, 2025 começou com maior incidência de bloqueios atmosféricos, o que dificulta a entrada de frentes frias no Brasil e, portanto, a formação de chuvas. Com ondas de calor mais frequentes, a expectativa é que a influência do La Niña seja, portanto, “neutralizada”. 

No entanto, ainda deve haver ocorrência de chuvas irregulares na região sul do país, e as instabilidades climáticas na região central continuam, entre os principais produtores agrícolas —  o que pode significar um balanço, embora inconsistente, entre os volumes de chuva da região.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar