AVANÇO

Fenae e entidades representativas fazem defesa dos fundos de pensão no Congresso

Na Câmara dos Deputados, já foi iniciada a coleta de assinaturas para criação de uma frente parlamentar mista em defesa dessas entidades

Reunião no Congresso.Créditos: Divulgação
Por
Escrito en ECONOMIA el

Nesta terça (18), dirigentes de entidades representativas dos participantes de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) se reuniram com parlamentares, no Congresso Nacional, para destacar a importância dessas instituições para o país e seus participantes. Segundo eles, o sistema vem sendo alvo de sucessivos ataques, que comprometem a credibilidade desses fundos de pensão e geram insegurança entre os seus beneficiários.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) foi representada, nas reuniões com o senador Esperidião Amin (PP-SC) e Erika Kokay (PT-DF), pelo seu presidente Sergio Takemoto.

“Nós estamos atravessando um momento de graves ataques. Por isso, a presença da Fenae e de outras entidades no Congresso para falar com os parlamentares sobre a importância dos fundos de pensão. Nós não podemos permitir que esses ataques prosperem e coloquem em risco a credibilidade e o futuro dessas instituições. Queremos defender nosso maior patrimônio, que é nosso fundo de pensão”, frisou Takemoto.

Da agenda no Congresso, também participaram representantes da Funcef, Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar), Associação Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) e Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).

No encontro com o senador Esperidião Amin e com a deputada Erika Koky, os representantes dos participantes entregaram documento com os dados sobre o desempenho das EFPCs no país e solicitaram apoio a mobilização da categoria.

“São dados que deixam muita tranquilidade para todas as pessoas que, como eu, se beneficiam ou têm benefícios de um fundo de pensão. Nós temos acompanhado o sistema e temos uma convicção de que os fundos estão dentro do que é necessário para que possam se fortalecer cada vez mais e fortalecer os próprios benefícios”, ressaltou Erika Kokay, que encabeça na Câmara a coleta de assinaturas de deputados e senadores para criação de uma frente parlamentar mista em defesa dos fundos de pensão.

A parlamentar criticou a tentativa de usar os fundos como disputa partidária. “Os fundos de pensão merecem respeito, por isso estamos construindo na Câmara e no Senado uma frente parlamentar, para que nós possamos continuar na trajetória de impedir as taxações, que foi toda discussão que fizemos durante a reforma tributária, para que possamos fortalecer cada vez mais os beneficiários e as beneficiárias, e para que possamos impedir que sejam utilizados como disputa partidária”.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar