Os dados reais da economia não param de bater recordes no segundo ano do terceiro mandato de Lula na Presidência.
Após anos de estagnação e de fechamento de fábricas no governo Jair Bolsonaro (PL), a indústria automotiva voltou a comemorar a alta nas vendas de novos veículos no Brasil.
Te podría interesar
Segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, o ano de 2024 terminou com 2,63 milhões de veículos leves e pesados emplacados, uma alta de 14,1% em relação a 2023 e o melhor resultado desde 2014.
Diariamente, em 2024, foram vendidos 10.456 veículos novos entre carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.
Te podría interesar
O modelo que teve o maior número de emplacamentos, que revela a venda de veículos novos, foi a picape Fiat Strada, que superou o Volkswagen Polo como veículo mais vendido no ano.
As marcas chineses BYD e GWM foram responsáveis por cerca de 100 mil emplacamentos.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos) projeta um volume ainda maior de venda em 2025, que deve ultrapassar os 2,8 milhões de veículos vendidos.
A associação das montadoras previa a venda de mais de 3 milhões de veículos este ano, mas revisou para baixo os dados após o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), aumentar em 1 ponto percentual a taxa básica de juros da economia.