INFLAÇÃO

Efeito Lula: preço das hortaliças na feira cai substancialmente em setembro

Frutas aumentam, mas alface, tomate e cebola tem quedas de até 30% no preço

Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) nesta terça-feira (24).

O relatório acabou por revelar uma queda nos preços de hortaliças em agosto, incluindo alface, batata, cebola, cenoura e tomate, com base nos preços coletados nos Ceasas ao redor do país.

A cebola foi a hortaliça que mais apresentou queda, com preços reduzidos em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas). A média ponderada dos preços caiu 31,64% em comparação a julho, com as maiores quedas em São José (SC) (-45,30%) e Recife (PE) (-39,41%).

Esse movimento foi impulsionado pelo aumento da oferta proveniente de estados como Bahia, Pernambuco, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

A batata também registrou uma significativa queda de preços, com uma média ponderada 23,67% menor em agosto. A oferta elevada nas Ceasas contribuiu para essa redução, embora no acumulado de 2024 a oferta de batatas seja 6% menor do que em 2023.

As frutas, no geral, aumentaram de preço, em especial a banana nanica e o mamão, que teve a maior oscilação entre os produtos analisados, com aumento de 48,90%

O boletim do Prohort é uma fonte valiosa para quem deseja economizar na compra de hortaliças, destacando tendências de preço e oferta.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário