ALIMENTAÇÃO

Efeito Lula: preço dos alimentos cai e inflação se reduz para os mais pobres

Índice da Fundação Getúlio Vargas mostra queda nos preços dos alimentos

Escrito en ECONOMIA el

A inflação de alimentos está negativa na primeira semana de setembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre).

No grupo de Alimentação, houve uma deflação de -0,45% nos 30 dias até o início de setembro, ou seja, os preços dos alimentos caíram.

A maior queda de preços foi registrada em hortaliças e legumes, que tiveram uma redução de 15,90% em comparação ao período anterior (30 dias até início de agosto).

Por outro lado, o índice geral de inflação, que inclui todos os produtos e serviços, subiu 0,5% no início de setembro, em especial por conta de outros serviços.

Essa queda nos preços dos alimentos já havia sido observada pelo Ipea em julho, beneficiando principalmente as famílias de menor renda.

Em julho, a inflação para famílias de renda baixa foi de 0,09% e para as de renda muito baixa, 0,18%, com tendência de queda desde junho.

"Esses resultados recentes desfazem o temor de que a crise no Rio Grande do Sul, importante produtor de alimentos que foi severamente castigado pelas chuvas em maio deste ano, ia deflagrar uma onda inflacionária", informa a AgênciaGov.