O presidente Lula (PT) indicou nesta quarta-feira (26) o economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. O nome de Galípolo já figurava entre os favoritos para assumir o comando do banco estatal.
O anúncio de Gabriel Galípolo para a presidência do BC foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante uma coletiva de imprensa.
De acordo com Haddad, o nome de Galípolo já conta com o aval do presidente Lula. Além disso, o ministro da Fazenda afirmou que o atual mandatário do BC, Campos Neto, também avalizou o nome de Galípolo.
Confira no vídeo abaixo a declaração de Fernando Haddad:
Presidente do Senado elogia indicação de Galípolo
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elogiou a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. Para Pacheco, Galípolo possui um bom diálogo com o Senado, o que fortalece seu nome.
"Galípolo tem um excelente diálogo com o Congresso Nacional. Então, vejo-o como alguém com predicados próprios para ocupar essa posição. Vejo com bastante otimismo. É um nome que agrada certamente ao Senado Federal", declarou Rodrigo Pacheco.
O nome de Gabriel Galípolo será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e, posteriormente, referendado pelo plenário da Comissão. A expectativa é de que o nome de Galípolo seja aprovado. Não há data prevista para a votação.