Nesta quinta-feira (4), o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, apresenta os primeiros beneficiários do Cadastro Único beneficiados pelo programa de microcrédito Acredita no Primeiro Passo.
Em evento no Ceará, a pasta vai começar a operar linha de microcrédito para famílias de baixa renda através do Acredita no Primeiro Passo, um investimento do governo em pequenos empreendedores.
A cerimônia também será palco da assinatura de convênios com o Banco do Nordeste (BNB) e com o Governo do Ceará para estimular o empreendedorismo no estado.
A meta do governo é atingir pelo menos 1,2 milhão de pessoas no Brasil com crédito e capacitação através do novo programa do governo federal.
O que é o programa Acredita no Primeiro Passo
O programa Acredita no Primeiro Passo oferece microcrédito para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), incluindo famílias de baixa renda, trabalhadores informais, mulheres e pequenos produtores rurais.
Assim, os microempreendedores podem ir aos bancos participantes do programa, como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. A oferta média de crédito é de R$ 10 mil, segundo o ministério.
A ideia é auxiliar na implementação de tecnologias e de negócios para pequenos empreendedores, fortalecendo a economia para quem mais precisa.
A maior parte dos recursos virá do Fundo Garantidor de Operações (FGO) do Tesouro Nacional e da Empresa Gestora de Ativos (Emgea). A expectativa é destinar R$500 milhões em microcréditos em 2024, sendo metade para mulheres.
"O Programa Acredita é a chave para abrir as portas para um futuro de oportunidades ilimitadas. Acreditamos no potencial empreendedor do povo brasileiro e estamos aqui para apoiá-lo", afirma Wellington Dias.