ECONOMIA

Efeito Haddad: endividamento do governo cai em 2024 e contas apresentam resultados positivos

Novos dados do Tesouro Nacional mostram resultados fiscais positivos do governo no início do ano

Ministro Fernando Haddad tem apresentado resultados importantes na Fazenda
Ministro Fernando Haddad tem apresentado resultados importantes na FazendaCréditos: Washington Costa/MF
Escrito en ECONOMIA el

O Tesouro Nacional publicou nesta quinta-feira (18) o Boletim de Estatísticas Fiscais do Governo Geral do primeiro trimestre de 2024. A principal notícia é a redução do endividamento do governo nos primeiros meses do ano, uma promessa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo o levantamento, o governo central, que inclui estados e municípios, reduziu sua necessidade de endividamento no primeiro trimestre de 2023.

A necessidade líquida de financiamento caiu para 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), uma melhora significativa em comparação aos 2,6% do PIB registrados no mesmo período de 2022.

Isso significa que, apesar das despesas ainda superarem as receitas, o governo precisou pegar menos dinheiro emprestado para cobrir essa diferença.

Em relação ao PIB, as receitas do governo aumentaram de 40% para 42,2%, graças ao aumento na arrecadação sobre bens e serviços, mediada após a campanha de Haddad para rever o sistema fiscal brasileiro e reduzir a desigualdade na cobrança de impostos.

As despesas, por outro lado, cresceram de 42,6% para 44,1% do PIB. Um dos principais fatores desse aumento foi o crescimento nos gastos com benefícios previdenciários e assistenciais.

Ou seja, enquanto as 10,8% nas receitas do governo em comparação ao ano anterior, as despesas do governo também cresceram, mas em um ritmo mais moderado de 8,8%, cumprindo a lógica do arcabouço fiscal proposto pelo ministério da Fazenda no ano passado.

Em resumo, o governo brasileiro conseguiu reduzir a necessidade de financiamento no início de 2023, refletindo uma melhora na arrecadação de receitas e uma gestão mais equilibrada das despesas, como proposto por Haddad.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar