MUDANÇA DRÁSTICA

Supermercado famoso e popular fecha lojas em massa no Brasil e funcionará somente em um estado

Quase 60% das lojas da rede de supermercados encerrarão suas atividades; ideia é manter estabilidade após uma sequência de resultados financeiros negativos

Rede de supermercados fecha lojas em massa no Brasil.Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en ECONOMIA el

O Grupo Dia, renomada rede de supermercados de origem espanhola, que mantém os famosos e populares mercados Dia no Brasil, anunciou na quinta-feira (14) um plano de reestruturação que resultará no fechamento em massa de suas lojas no país.

Serão mantidas lojas em funcionamento apenas no estado de São Paulo e a ideia da empresa é atingir estabilidade financeira após uma sequência de resultados negativos. Das 587 lojas atualmente em operação, 343 serão encerradas, juntamente com três armazéns. Ainda não há data exata o fim das atividades desses estabelecimentos. 

Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários espanhola, o fechamento das 343 lojas é a medida mais imediata aprovada pelo conselho de administração da rede para a reestruturação no Brasil. O Grupo Dia registrou um prejuízo de 30 milhões de euros em 2023, uma melhora em relação ao prejuízo de 124 milhões de euros em 2022. No entanto, o desempenho no Brasil continua preocupante, com um prejuízo de 154 milhões de euros, enquanto na Argentina o resultado foi positivo em 6 milhões de euros.

O CEO Global do Grupo Dia, Martín Tolcachir, afirmou que as medidas tomadas têm por objetivo simplificar o portfólio da empresa e concentrar esforços em mercados com potencial de crescimento. Desde sua chegada ao Brasil em 2001, a empresa expandiu suas operações, mas agora busca consolidar sua presença em locais estratégicos.

"A concentração de lojas permitirá capitalizar a rede logística e a redução de custos, direcionando recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento", destaca o comunicado da empresa.

*Com informações da Agência Reuters