Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (13), o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira (PT-SP) garantiu a redução dos preços dos alimentos nos próximos meses no Brasil.
O aumento do valor de itens como tomate, batata, hortaliças e outros vegetais impactou diretamente a popularidade do governo Lula, segundo analistas.
Preços vão diminuir
Contudo, o ministro, que chefia a questão agrária do executivo no Brasil garante que a questão foi sazonal e que em breve os preços irão diminuir.
"A gente já fez reuniões para discutir a inflação de preços. Temos todo um estudo sobre esse fenômeno. Vai haver uma diminuição dos preços e também [estamos analisando] como a gente cria mecanismos preventivos para os próximos finais de ano", explicou o chefe da pasta.
Segundo o ministro, o governo vai trabalhar incessantemente para reduzir os impactos das mudanças climáticas nos preços e garante que o pior já passou.
"Nós tivemos uma mudança climática muito importante, um calor fenomenal junto com chuvas torrenciais e afetaram o preço dos alimentos. Esse fenômeno já está em descenso. O preço dos alimentos subiu, passou por um pico e já estão descendo. Esse fenômeno vai rapidamente ser resolvido", afirmou.
O aumento dos preços ocorreu diretamente no mês de janeiro e, apesar de não ter impactado gravemente o IPCA, afetou a imagem do governo entre as famílias.
Confira a entrevista completa de Paulo Teixeira ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (13):