O programa do governo federal Desenrola Brasil já negociou R$ 11,7 bilhões em dívidas, de acordo com comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta quinta-feira (7). De acordo com a federação, cerca de 1,25 milhão de brasileiros já foram beneficiados.
Desde o início do programa de regularização financeira, em 17 de julho, foram mais de 1,6 milhão de contratos renegociados, exclusivamente aqueles de Faixa 2 – no qual os débitos bancários são negociados diretamente com a instituição financeira em condições especiais.
Te podría interesar
"As instituições financeiras retiraram as anotações negativas (desnegativaram) de cerca de 6 milhões de registros de clientes que tinham dívidas bancárias de até R$ 100,00."
Diretoria de Comunicação da Febraban
Segundo Isaac Sidney, presidente da Febraban, os bancos estão "totalmente envolvidos e dando sua contribuição para que o Desenrola reduza o número de consumidores negativados e ajude milhões de cidadãos a diminuírem seu endividamento".
Os clientes poderão negociar suas dívidas no Desenrola Brasil até 31 de dezembro de 2023.
O que é o Desenrola Brasil?
Promessa de campanha eleitoral do presidente Lula (PT), o Desenrola Brasil é um programa de renegociação de dívida para cidadãos inscritos em cadastro de inadimplentes. A medida projetava beneficiar cerca de 30 milhões de brasileiros a partir de julho.
Com os "nomes limpos" dos clientes, as instituições financeiras credoras são obrigadas a excluir os nomes dos devedores com processo de negociação de dívidas em andamento pelo Desenrola dos cadastros inadimplentes. O programa tem 70% de aprovação popular, segundo pesquisa Quaest.
Em julho deste ano, o Serasa informou que as renegociações de dívidas no Serasa cresceram em 61% desde o início do programa Desenrola Brasil. Mais de 1 milhão de negociações foram registradas na semana seguinte ao lançamento do programa.