O Ministério do Turismo emitiu nota neste sábado (19) afirmando que "considera grave o anúncio da agência de viagens 123 Milhas", que suspendeu pacotes e a emissão de passagens do pacote promo.
123milhas: o que fazer com o cancelamento de passagens da linha promo
"O Ministério do Turismo considera grave o anúncio da agência de viagens 123 Milhas, nesta sexta-feira (18), de que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha "Promo", de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023", diz o texto.
A pasta avalia, juntamente com o Ministério da Justiça, a abertura de uma investigação para garantir a reparação dos clientes.
"O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados", afirma a nota.
"Ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé. O MTur e o MJSP acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informadas todas as pessoas e setores envolvidos", emenda o texto.
O que fazer?
Em comunicado divulgado pelo site, a agência de viagens 123milhas informou que suspendeu a linha promo, cancelando pacotes comprados por usuários e informando que passagens adquiridas para os meses de setembro a dezembro não serão emitidas.
"Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023", informou a agência, revoltando muitos usuários que compraram passagens, especialmente para as festas de final de ano.
No entanto, a 123 milhas informou que vai devolver "integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas".
A 123milhas divulgou ainda uma série de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas dos clientes afetados pela medida. Veja aqui.