LANÇAMENTO

Livro 'Crônicas antieconômicas', de Luiz Gonzaga Belluzzo e Nathan Caixeta, é lançado na TV Fórum

Obra traz encontro de dois economistas de diferentes gerações para debater a economia política por meio da arte e da cultura, diferente dos debates econômicos atuais cheio de termos técnicos. Os dois autores serão entrevistados no Fórum Onze e Meia desta quarta (14/6)

Escrito en ECONOMIA el

O livro Crônicas antieconômicas, de Luiz Gonzaga Belluzzo e Nathan Caixeta, da editora Contracorrente, será lançado nesta quarta-feira (14/6), às 12h, no programa Fórum Onze e Meia, exibido ao vivo no canal da Revista Fórum no Youtube.

Além do lançamento online, a obra será lançada num evento presencial em São Paulo no dia 21 de junho, às 19h, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Rua Gen. Jardim, 522 - Vila Buarque).

O livro traz um instigante encontro de dois economistas de diferentes gerações que resultou em quase 40 textos, além de uma entrevista, em que se articula rap, literatura, cinema e futebol para se discutir Economia Política.

Assim, emerge uma obra multidisciplinar, livre como o gênero crônica, avessa a qualquer academicismo, acessível e, ao mesmo tempo, intelectualmente provocativa em suas proposições.

A intenção, de acordo com os próprios autores, é fazer “suscitar, em quem se atrever a encarar as suas páginas com rigor, o mesmo inconformismo que carregam” as palavras do livro: “o inconformismo com a fome, com as desigualdades, com o individualismo meritocrático, com o fascismo, com a vida social transformada em espectro postiço das forças dos mercados”.

Nas palavras do economista Saulo Abouchedid, esta obra promove o “encontro de dois pensadores que vão além das formalidades que limitam a análise das relações econômicas. Nessas Crônicas antieconômicas, Belluzzo e Nathan recorrem às artes (e à cultura de modo geral) para analisar criticamente nossa ciência triste, que muitas vezes esconde em modelos teóricos frios e desprovidos de história as mazelas do nosso sistema. Como forma de expressão da busca pela autonomia indivíduo, a cultura nos leva a uma compreensão mais ampla das injustiças sociais e do individualismo meritocrático que permeiam a sociedade capitalista. É, portanto, uma visão enriquecedora em relação ao debate econômico atual, empobrecido por termos técnicos, que interditam qualquer questionamento dos mais leigos, além de esconder os interesses mais escusos”.

Compre o seu exemplar aqui. 
 

Sobre os autores 

Luiz Gonzaga Belluzzo é professor Emérito da Unicamp. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987) e Secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo (1988-1990). É um dos fundadores da Facamp e conselheiro editorial da revista Carta Capital. Em 2001, foi incluído entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX no Biographical dictionary of dissenting economists. Em 2005, recebeu o Prêmio Intelectual do Ano (Prêmio Juca Pato). Pela Contracorrente publicou os livros O tempo de Keynes nos tempos do capitalismo; Manda quem pode, obedece quem tem prejuízo; A escassez na abundância capitalista; e Dinheiro: o poder da abstração real (os dois últimos em coautoria com Gabriel Galípolo).

Nathan Caixeta é mestrando em Desenvolvimento Econômico na Unicamp e Graduado em Economia pelas Faculdades de Campinas (Facamp), onde também atua como pesquisador no Núcleo de Estudos de Conjuntura (NEC-FACAMP). 

FICHA TÉCNICA

Título: Crônicas antieconômicas
Edição: 1ª
Autores: Luiz Gonzaga Belluzzo e Nathan Caixeta
Capa: Marina Avila
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23
Páginas: 400
ISBN DIGITAL: 978-65-5396-102-9
ISBN FÍSICO: 978-65-5396-104-3
Ano: 2023
Preço: R$ 75,00

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar