CRÍTICAS A JUROS INCOMODAM

Avaliação do governo Lula é negativa para 86% do mercado financeiro

Pesquisa mostra alinhamento de posição entre agentes do mercado e Banco Central. Tarcísio de Freitas é o novo "queridinho"

Créditos: Reprodução
Escrito en ECONOMIA el

Incomodado com as duras críticas a maior taxa de juros real do mundo (13,75%), o mercado financeiro, que esteve majoritariamente ao lado de Bolsonaro na campanha à reeleição, avalia negativamente a gestão do presidente Lula. É o que mostra a pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10) pela CNN Brasil. Representantes do mercado financeiro estão descontentes com o terceiro governo Lula (PT): 86% avaliam a administração federal como negativa, enquanto 2% classificam como positiva; 12% consideram regular. Para 91% dos entrevistados, a decisão do Banco Central de manter a atual Taxa Selic foi acertada. Nesta terça-feira (9), em ata divulgada pelo Banco Central,

Alinhados 

Na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (9),  diretores do BC pediram "serenidade e paciência" com a taxa básica de juros (Selic), evidenciando o alinhamento de posição entre o BC e o mercado

Novo "queridinho"

Diante da possibilidade concreta de Bolsonaro ficar inelegível ou até ser preso, o mercado já tem um novo "queridinho": Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo. O político foi o mais citado pelo mercado financeiro como principal líder da oposição ao governo Lula, segundo a pesquisa, e chega a ter mais menções do que seu padrinho político: 48% a 34%.

O instituto Quaest realizou 92 entrevistas com fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 04 a 08 de maio.