Uma mulher negra foi alvo de racismo em um vagão da Linha 1 - Azul do Metrô de São Paulo na noite desta segunda-feira (3). O caso gerou revolta entre passageiros, que protestaram na estação Ana Rosa, Zona Sul da capital paulista.
A vítima é Welica Ribeiro, que é do Rio de Janeiro e está passando férias em São Paulo. Ela conta que uma mulher branca, identificada como Agnes Vajda, pediu para que não encostasse seu cabelo nela, pois poderia "passar doença".
Te podría interesar
Imediatamente o irmão de Welica, Jonatan Ribeiro, começou a filmar a discussão. Nas imagens, é possível ver que o rapaz pergunta a outras pessoas no vagão se elas confirmavam que a mulher tinha sido racista, ao que os passageiros disseram que sim.
Já na estação Ana Rosa, dezenas de passageiros gritavam "racista" para a mulher branca, que foi conduzida para o 27º Distrito Policial, no Campo Belo, para prestar depoimento, sob a escolta de seguranças do metrô. Welica e seu irmão também prestaram depoimento na mesma delegacia e a Polícia Civil, agora, investiga o caso.
"Os agentes de segurança do Metrô atuaram na proteção das partes. A PM foi acionada e as encaminharam para a delegacia", diz nota do Metrô de São Paulo.
Assista a vídeos do caso