Racismo: Mulher chama funcionário de posto de saúde de "macaco" e imita gestos de gorila

Caso aconteceu em Unidade Básica de Saúde de Araçatuba (SP); mulher foi detida, prestou depoimento e pagou fiança para ser liberada

Reprodução/Boletim de Ocorrência
Escrito en DIREITOS el

Depois da cena lamentável e que viralizou no último domingo (13), em que uma mulher chamou um homem negro de "macaco" na capital paulista e ainda afirmou que tinha "carta branca" para isso, mais um caso de racismo, praticado com o mesmo termo, aconteceu na manhã desta quinta-feira (17) em Araçatuba, interior paulista.

Uma mulher de 53 anos, que não teve o nome revelado, chamou um funcionário de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de "macaco" e ainda imitou gestos de um gorila para ofender o homem.

Segundo o que consta no Boletim de Ocorrência registrado, que contou com o relato de testemunhas, a mulher tinha uma consulta marcada para às 8h da manhã e, quando chegou na unidade de saúde, o funcionário vítima das ofensas racistas pediu para que ela aguardasse na parte de fora do local, em respeito às medidas de segurança para a Covid-19.

Quando ela foi chamada por outra funcionária para ser atendida, disse que o homem que o atendeu anteriormente era "um macaco que não servia para nada". "O gorila que estava na recepção de entrada da UBS não sabe trabalhar", teria dito ainda.

Uma funcionária da UBS contou a polícia que ainda tentou conversar com a mulher, explicando que ela não poderia se referir daquela maneira ao outro funcionário, mas ela teria insistido nas ofensas e, então, a equipe da UBS resolveu chamar a Guarda Civil Municipal, que foi até o local e levou a mulher para a delegacia de Araçatuba.

O delegado de plantão colheu o depoimento de testemunhas e determinou o pagamento de fiança de R$ 1.200 para a agressora, que só foi liberada após o dinheiro ser apresentado por uma filha dela. Foi instaurada a abertura de um inquérito por injúria racial e a mulher responderá em liberdade, podendo pegar de 1 a 3 anos de prisão em caso de condenação.

Temas