A campanha de Dia dos Pais da Natura neste ano, com o ator transgênero Thammy Miranda, foi uma surpresa e fez com que as ações da empresa disparassem, segundo João Paulo Ferreira, presidente da Natura.
Ele afirma, em entrevista para o Painel S.A., da Folha, publicada na noite deste sábado (8), que o filme publicitário era para ser uma apenas uma reflexão sobre a presença dos pais em casa na quarentena, mas provocou polarização, como tantas outras propagandas com protagonistas LGBT, e as ações da companhia dispararam.
De acordo com ele, existem outros possíveis efeitos para a alta na Bolsa, mas este pode ser um sinal de valorização da diversidade.
“Tem, talvez, uma novidade porque, talvez, homens trans tenham aparecido menos historicamente. Então deve ter algum elemento interessante para estudar do ponto de vista sociológico nessa resposta”, afirma o executivo.
Reação ruidosa
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi às redes sociais na última terça-feira para atacar a participação de Thammy Miranda, na campanha de Dia dos Pais da Natura.
O filho do presidente negou a identidade de gênero de Thammy, que é um homem transexual, e se referiu a ele como mulher. O parlamentar também criticou aqueles que o acusam de propagar discurso de ódio e minimizou seu comentário transfóbico.
“Mulher como garoto propaganda do dia dos pais. Depois Homem para o dia das mães… E quem falar o contrário já sabe né? É gado, é pessoa raivosa, discurso do ódio e fake news. Assim vão te calando e empurrando goela abaixo uma conduta totalmente atípica para padrões brasileiros”, escreveu o deputado no Twitter.
Outro que reagiu ao comercial foi o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Ele foi às redes sociais pedir boicote à Natura após a empresa divulgar sua campanha de Dias dos Pais com Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen.
Em comentário transfóbico, o evangélico se referiu a Thammy, um homem transexual, como mulher e disse que a propaganda da empresa é uma “afronta aos valores cristãos”.
“Vamos boicotar a Natura! Coloca uma mulher para fazer papel de homem no dia dos pais. Uma afronta aos valores cristãos. Somos a maioria”, diz imagem compartilhada pelo pastor.
O youtuber Felipe Neto, por sua vez, se colocou à disposição da empresa Natura para atuar gratuitamente como garoto propaganda da marca após os ataques promovidos pelas redes bolsonaristas em razão da participação do ator Thammy Miranda em campanha do Dia dos Pais.
“Conforme prometido em 2017, torno-me neste momento garoto propaganda da Natura, de graça, caso a marca queira me receber. Se não quiser, por favor, entrem em contato. Colocarei inserção publicitária em alguns vídeos informando como comprar produtos Natura e incentivando a marca”, escreveu Neto no Twitter na terça-feira (28).