O Complexo do Alemão amanheceu nesta sexta-feira (15) com um intensa operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE). A ação deixou ao menos cinco mortos e assustou moradores que tentam se manter em casa diante da pandemia do coronavírus.
"Em meio a pandemia, uma operação policial na favela. Aqui mesmo onde falta água e a fome se faz presente… vejam, essa foi a principal forma que o estado dialogou com o nosso momento atual. A falsa ideia de guerra as drogas, que NÃO transforma positivamente realidades…", escreveu o ativista Raull Santiago, que compartilhou cenas da operação.
Segundo o Voz das Comunidades, cinco pessoas morreram durante a operação. Segundo moradores ouvidos pelo portal, alguns dos mortos foram alvejados dentro de casa. Ao menos três caveirões entraram no Alemão.
"Não adianta usar apenas máscaras e lavar as mãos para sobreviver. A favela pode morrer de outro modo", escreveu Breno Laerte, colunista do Voz das Comunidades.
A Anistia Internacional no Brasil também se manifestou sobre a operação. "Dentro e fora do contexto de pandemia, exigimos das autoridades uma segurança pública que respeite os direitos humanos no policiamento e ação de agentes de segurança pública em geral, respeitando protocolos de uso da força", tuitou a entidade.
Confira alguns vídeos e imagens: