Ativista Raull Santiago é preso arbitrariamente por desacato em abordagem

"Pra sociedade, um jovem negro, favelado, saindo de moto, já é suspeito e já é criminoso", disse Santiago em entrevista

Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Raull e três amigos estavam saindo de moto do Complexo da Maré e foram abordados de forma truculenta pela Polícia do Rio de Janeiro. Eles estavam a caminho do jantar de aniversário de Raull, que questionou a abordagem abusiva e o uso de armas, acabou sendo preso por desacato.

https://twitter.com/raullsantiago/status/1230264466996154369?s=20

Thiaguinho trabalha com Raull no projeto Papo Reto, e Ricardo Fernandes é ator e trabalhou recentemente na novela Dona do Pedaço, da Globo.

Os policiais mexeram no celular de Ricardo e um deles, ao ser indagado sobre o porquê da abordagem, empurrou Raull com uma pistola enquanto ele fazia uma live.

"Se você ficar falando eu vou te levar por desobediência e resistência", disse o policial a Raull. Nesse momento, Santiago levantou, disse estar sofrendo uma abordagem abusiva e pediu para ir à delegacia. E assim foi.

"Eu não acredito que esse tipo de abordagem aconteça em outros endereços do Rio de Janeiro. Você não vai ver isso em Copacabana ou Ipanema, mas vai ver no Complexo da Maré. Ele [o policial] falou isso: 'pô, vocês estavam saindo do Complexo da Maré, três motos!' Ou seja, pra sociedade, um jovem, negro, favelado, saindo do moto, já é suspeito e já é criminoso", disse Raull a repórteres que estavam na porta da delegacia.

Assista ao vídeo gravado por René Silva, criador do Voz da Comunidade.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar