Líder e xamã yanomami é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Davi Kopenawa, autor do livro “A Queda do Céu”, toma posse em 1º de janeiro de 2021 como membro colaborador da entidade

Escrito en DIREITOS el

O líder indígena Davi Kopenawa, da tribo dos yanomamis, é um dos novos integrantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele foi eleito membro colaborador da associação na quinta-feira (3), pela diretoria da entidade.

Davi faz parte do novo corpo de membros titulares (43% deles mulheres)correspondentes, colaboradores e afiliados (46,7% mulheres) eleitos pela diretoria da entidade. Todos tomam posse no dia 1o de janeiro.

Segundo a própria instituição, os membros colaboradores são “personalidades que tenham prestado relevantes serviços à instituição ou ao desenvolvimento científico nacional”. Kopenawa foi escolhido para integrar esse grupo juntamente com o professor e cientista político Abílio Baeta Neves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O xamã é conhecido no mundo por sua luta pelos yanomamis. No ano passado, ele ganhou o “Nobel alternativo”, o prêmio Right Livelihood, por sua luta à frente da associação Yanomami Hutukara.

Além disso, ele é o único membro de seu povo a escrever um livro, chamado “A Queda do Céu”. Os yanomami vivem na Amazônia, no Brasil e na Venezuela, na maior área de floresta sob controle indígena do mundo.