Escrito en
DIREITOS
el
Um dos grandes intérpretes do Brasil e referência antirracista, o sociólogo Clóvis Moura tem sua obra revisitada no livro "Clóvis Moura e o Brasil: um ensaio crítico", do professor e pesquisador Márcio Farias, publicado pela Editora Dandara, que será lançado no próximo dia 19, quinta-feira, no Armazém do Campo de São Paulo.
Reconhecido por suas pesquisas desde Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas (1959) até o Dicionário da escravidão negra no Brasil (2004), Moura construiu uma densa e vasta produção teórica que coloca negras e negros como sujeitos ativos na dinâmica da luta de classes da sociedade brasileira e o caráter estrutural do racismo.
Muito negligenciada pela academia brasileira, a obra do sociólogo vem passando por um momento de visibilização. Novas edições de livros clássicos têm surgido e produções acadêmicas têm sido divulgadas.
O texto de Márcio Farias, pesquisador da área de Psicologia Social na PUC-SP e coordenador do MuseuAfroBrasil, surge nesse momento como uma excelente contribuição para a introdução no pensamento moriano, com interpretações singulares que evidenciam a relevância de Moura para pensar o Brasil, o combate ao racismo e instigar a leitura de suas obras.
Serviço:
O que? Lançamento do Livro Clóvis Moura e o Brasil: Um ensaio crítico de Márcio Farias
Quando? 19 de setembro - quinta-feira - 19h
Onde? Armazém do Campo
Endereço: Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Eliseos, São Paulo (Próximo ao Metrô Marechal Deodoro)
Informações: editoradandara@gmail.com